Decoração de Casas Decoração de Salas

Decoração apropriada para uma sala de estar pequena

Decorar uma sala de estar pequena oferece alguns desafios, mas é também uma tarefa bastante recompensadora quando vemos o resultado final.

A sala de estar é o cartão de visita de qualquer casa, sendo uma das divisões mais usadas tanto pela família, como pelos seus convidados. Zona de convívio por excelência, a decoração deste espaço deve acima de tudo ser confortável e convidativo, mas por vezes este objetivo é difícil de atingir quando existem algumas limitações de espaço.

Apenas remover itens e minimizar o uso de mobiliário não é solução para criar mais espaço. É preciso criar a ilusão de amplitude e ainda mais importante, tornar a sala agradável à vista. As decorações de uma pequena sala de estar devem, por isso, levar em conta todos estes fatores.

Seguem-se algumas dicas.

 

 

Uma divisão de dimensões mais reduzidas deve ser decorada de forma a parecer maior e muito confortável. A escolha das cores para a decoração destes espaços é de extrema importância. Opte pelo uso de cores como azul, roxo e verde para criar espaços mais amplos e arejados. Por outro lado, evite cores demasiado quentes como amarelo e vermelho, pois o efeito será o aposto.

Acabar com a desordem é também fundamental para ganhar espaço numa sala de estar pequena. Organizar mobiliário e todos os objetos decorativos de modo a que tudo pareça bem organizado e não dificulte a passagem é algo essencial para se conseguir uma divisão de aparência mais ampla. Retire da divisão tudo o que não faz falta. Quando possível, opte por móveis modulares e organização vertical em detrimento da horizontal, aproveitando de forma mais eficaz as paredes disponíveis.

 

 

A iluminação é outro dos pormenores fundamentais a que deverá prestar bastante atenção no momento de decorar um espaço pequeno. Deixe entrar na sala o máximo de luz (quer seja natural ou artificial), de modo a que esta possa parecer maior. Evite tapar as janelas com cortinas demasiado pesadas. Opte antes por tecidos leves e claros.

Os espelhos são uma das formas mais eficazes de iluminar a sala e de criar a ilusão de um espaço mais amplo. Coloque-os em paredes opostas às janelas, de forma a reflectirem a luz natural exterior. Em salas com menor acesso a luz natural, uma boa iluminação artificial e paredes de cores mais brilhantes vão beneficiar também do uso de espelhos.

 

 

Algumas dicas finais:

  • A cor do teto deve ser mais leve que a cor utilizada para decorar as paredes da sala de estar. Os restantes itens de mobiliário devem ser pintados com cores que combinam bem com os tons das paredes.
  • Os padrões utilizados nos elementos maiores da decoração (mobiliário e papel de parede) devem ser de tamanho pequeno e elegante. Pelo contrário, em acessórios como almofadas estes padrões já podem ser de maiores dimensões.
  • Para decorar uma sala de estar pequena utilize diferentes texturas no espaço. Vai criar maior profundidade e mais interesse a toda a decoração.
  • Por fim, não tenha medo de ousar. Lembre-se de quem vai passar mais tempo na divisão e que esta tem de estar de acordo com os seus gostos pessoais.


9 Comentários

  1. lidiane souza 28 de Março de 2012
  2. Lidiane Souza 28 de Março de 2012
  3. Lidiane Souza 28 de Março de 2012
  4. Lovava Vale Loza 1 de Abril de 2012
  5. Fátima Rezende 1 de Abril de 2012
  6. Sinara Veronez 1 de Abril de 2012
  7. Massagem Sp Sp 1 de Abril de 2012
  8. Idiane Maria Cambruzzi 8 de Abril de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :