Decoração de Casas

Decorador de ambientes: o que faz este profissional

Você já deve ter ouvido as expressões: arquiteto, design de interiores e decorador de ambientes. Mas o que você talvez não saiba é a diferença entre esses profissionais. Cada um deles tem a sua função específica e deve ser contratado para atuar conforme as determinações da profissão. Entenda neste post o que faz um decorador de ambientes e de que forma ele pode ajudá-lo na decoração da sua casa ou apartamento.

O profissional decorador de ambientes


O decorador de ambientes é basicamente uma pessoa de muito bom gosto e que pode ou não ter formação específica na função. É claro que o ideal é que você contrate um profissional qualificado, que tenha, pelo menos, um curso técnico rápido a fim de poder avaliar a melhor opção de decoração para o espaço que você possui.

Apesar de poder ajudar bastante, a atuação do decorador de ambientes é mais restrita. Portanto, desconfie se algum destes profissionais pedir para você remover ou criar uma parede onde não existe. Este tipo de recomendação não é atribuição do decorador, porque este profissional não tem a qualificação técnica necessária para avaliar os impactos de uma obra numa residência.

decorador de ambientes

De maneira geral, o que um decorador de ambientes faz é avaliar os melhores tipos de acessórios para a decoração dos cômodos da sua casa, verificando a harmonia de cores, ajudando a sua personalidade a despontar na decoração e indicando objetos que podem combinar melhor com o estilo que você deseja montar. Além disso, ele pode propor a alteração de alguns móveis, escolhendo outros que fiquem mais adequados à decoração que está sendo criada. No entanto, este profissional não pode chegar a fazer o detalhamento do mobiliário nem tem autorização para interferir no ambiente, já que estas atribuições são do design de interiores.

Ou seja, o decorador de ambientes é o profissional perfeito se você quiser fazer poucas modificações na sua casa, dando uma cara nova sem precisar mudar todos os objetos.

decorador de ambientes3
Como ser um decorador?

Apesar de ter algumas restrições, a profissão de decorador de ambientes bem ganhando força no mercado. Alguns profissionais especializam-se em nichos específicos, como decoração de escritórios, festas, casamentos, etc. Outros preferem atuar em várias frentes e deixar a criatividade à solta. Qualquer que seja a opção, o decorador de ambientes pode acompanhar o projeto de decoração desde a obra, verificando junto ao arquiteto como a planta será feita e indicando ao morador alguns acessórios que podem melhorar o resultado da decoração.

O valor a ser pago pelo cliente é referente ao projeto e é necessário calcular o quanto custará levando-se em consideração o tamanho do projeto, o tempo de duração, entre outras variáveis.

decorador de ambientes2

Para ser um decorador, o ideal é que você busque cursos de decoração de ambientes. Existem os técnicos, de nível médio, e os tecnológicos e graduação, que são de nível superior. A segunda opção sempre é a melhor, mas um curso técnico pode dar um embasamento necessário para começar a atuar.

Lembre-se que estudar é importante em qualquer profissão e que quanto mais qualificação tiver, mais fácil conseguirá fazer o projeto e angariar clientes. Desta forma, você pode ser um decorador de ambientes qualificado e com projetos que podem custar até R$ 5 mil.

 



1 comentário

  1. Rosemar Lima 8 de Março de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :