Decoração Espaços Pequenos

4 dicas fantásticas para aprender a decorar espaços pequenos

Hoje em dia, é muito comum ver casas ou apartamentos com ambientes pequenos e para dar amplitude a estes espaços é preciso saber decorar a casa da maneira correta, para que não pareça ser ainda menor. Neste caso, a decoração precisa ser funcional e bonita ao mesmo tempo. As cores, as estampas, a iluminação e os móveis precisam ser posicionados estrategicamente e escolhidos com calma para não ocuparem muito espaço.

Em um ambiente pequeno os detalhes podem fazer a diferença e podem ajudar a aproveitar o pouco espaço disponível. É preciso fazer um planejamento estratégico para conseguir uma boa decoração em espaços limitados. Mesmo que pareça um grande desafio, é possível aprender a escolher cada item da decoração sem erro, se buscar por mais informações sobre o assunto em revistas ou na internet. Poderá ir imprimindo, recortando e guardando coisas que ache interessante antes de decidir o que irá fazer.

Seguem-se algumas dicas úteis de como decorar espaços pequenos.

 

apartamento-pequeno-decor

 

Dê alegria com um tapete


Um tapete de cor clara pode iluminar qualquer divisão de uma casa, fazendo com que esta pareça maior. No caso do pavimento ser escuro ou de a divisão já possuir alcatifa de uma cor escura, então coloque um tapete de cores claras por cima.

 

tapete-sala

 

Iluminação

A iluminação é dos detalhes mais importantes e, por isso, deve ter algum cuidado com o seu planeamento.  A tonalidade, intensidade da lâmpada e até altura a que o candeeiro fica colocado, fazem toda a diferença na luminosidade da casa. No caso de espaços pequenos, aconselhamos que coloque o candeeiro de tecto mais subido, uma vez que cria a ilusão de mais espaço disponível. Candeeiros de pé altos também pode ser uma excelente opção.

Brinque com as formas

Seria fantástico se conseguíssemos colocar uma enorme mesa na sala, mas nem sempre tal é possível devido às limitações de espaço. Se a divisão for pequena, então tome partido das vantagens de utilizar formas arredondadas. Por exemplo, em vez de uma mesa rectangular que ocupa demasiado espaço, opte por utilizar uma mesa redonda.  Adapte as suas escolhas ao espaço em questão.

 

mesa-sala

 

A escolha dos tecidos

Também os acessórios decorativos podem fazer toda a diferença no momento de conseguir um ambiente amplo e agradável num espaço pequeno, sendo que os tecidos são dos elementos que podem fazer toda a diferença no resultado final.

O que aconselhamos é que opte por tecidos leves e de tonalidades claras, que deixem passar bem a luminosidade exterior. Lembre-se que um apartamento bem iluminado parece sempre maior. Opte por tecidos translúcidos ou persianas que lhe possibilitem controlar a incidência de luz.

Como vê, decorar espaços pequenos pode ser uma tarefa simples.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :