Decoração de Casas

Decorar o apartamento com cores neutras

As cores neutras transmitem serenidade e harmonia a qualquer ambiente, sendo por isso perfeitas para decorar e transformar o seu apartamento, transformando-o num verdadeiro refúgio de calma e tranquilidade.

Entre as cores neutras mais populares e usadas na decoração temos os diversos tons de bege, cinza, creme, castanho e branco. São cores que podem ser encontradas na natureza e que conferem elegância e simplicidade a um espaço.

Estilo de decoração simples


Ao utilizar uma palette de cores neutra, o decorador consegue destacar a beleza de outros elementos presentes na decoração de um espaço como madeiras, metais, vidros e tecidos de fibras naturais como algodão e linho. A utilização destas cores é uma excelente forma de criar harmonia entre os diferentes elementos decorativos que existem no ambiente, permitindo que o mobiliário e decoração com elementos naturais seja destacado de forma discreta.

 

 

Este tipo de cores combina com qualquer estilo de decoração, desde o mais moderno ao mais tradicional. A utilização de cores neutras permite criar continuidade e harmonia entre todas as diferentes divisões do apartamento, uma vez que se mantém uma certa consistência com o suave contraste de tons neutros utilizados. Desta forma é também possível criar individualidade em cada espaço, mas não descurando a harmonia necessária para que exista coesão entre toda a decoração.

Ambientes amplos e luminosos

As cores neutras na decoração não só permitem criar maior harmonia entre os diferentes espaços, como também são as cores perfeitas para usar em divisões de dimensões mais pequenas e que carecem de maior luminosidade e conforto. Enquanto as cores mais escuras têm tendência a criar a ilusão de um espaço ainda mais pequeno e apertado, as cores neutras proporcionam uma sensação de maior amplitude e, inevitavelmente, maior conforto. São por isso as cores ideais para usar em apartamentos de menores dimensões, cuja decoração deve ser planeada de forma a criar espaços luminosos e pouco cheios.

 

 

Embora a maioria das pessoas pense que as cores neutras são desprovidas de interesse e muito fáceis de combinar com outros tons e cores, a verdade é que pode ser uma tarefa bem mais complicada do que à primeira vista parece. Existem diversas nuances ou tons nas cores neutras, que devem ser cuidadosamente combinadas entre si para criar o ambiente sereno e perfeito que se pretende. Esta diversidade de tons deve também ser combinada com algum cuidado com os restantes elementos decorativos presentes no espaço, como é o caso do mobiliário, cortinas, tecidos e acessórios de maiores ou menores dimensões.

Por exemplo, uma cor neutra como o bege pode possuir diferentes tons com toques de castanho, rosa, ou dourado. Por esta razão deve avaliar bem qual o tom a escolher e que melhor combina com a restante decoração. Da mesma forma, e ao contrário do que se pensa, os brancos não são todos iguais. Evite surpresas desagradáveis ao chegar a casa com um branco demasiado cremoso para a decoração que tinha em mente.

 

 

Tons terra

Tons terra (como castanho, terracota, âmbar) combinam na perfeição com apartamentos de decoração mais neutra. Este tipo de cores adicionam maior profundidade e sensação de conforto a um ambiente bem decorado. Quando elegantemente combinados com tecidos de fibras naturais, mobiliário e pavimento em madeira, tornam toda a decoração mais rica e convidativa. Integrar estas cores em um esquema de cor neutra cria uma sensação de diversidade, mantendo a consistência e a suavidade da decoração geral.



3 Comentários

  1. felicidade 18 de Janeiro de 2012
  2. Paula Jofrre 30 de Janeiro de 2012
  3. Raquel Titos 29 de Maio de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :