Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Decore a sua casa com tapetes orientais antigos

Já sabemos que a principal função de um tapete é proteger o chão de possíveis estragos e acumulação de sujidade e poeiras. Mas essa não é certamente a principal razão para adquirir elegantes e luxuosos tapetes orientais mais antigos. Quem os compra conhece a sua enorme beleza e reconhece que a sua compra vai tornar-se num valioso investimento futuro.

Os tapetes orientais mais antigos combinam bem com qualquer estilo de decoração, desde o mais moderno ao mais tradicional, sendo perfeitos para ambientes de decoração mais asiática, mas não limitados a esta. São sem dúvida o ponto de destaque de toda a decoração e capazes de impressionar até o mais apático dos convidados.

O termo “antigo” por si só já nos remete para algo que tem vindo a perdurar no tempo, algo valioso, precioso e único. No entanto, muitas vezes também nos leva a pensar em algo que pode ser bem mais dispendioso que um tapete comum e mais moderno, o que nem sempre está longe da realidade.

Estes valores elevados que os tapetes orientais mais antigos conseguem atingir podem dar azo a alguns “enganos”. Muitas lojas garantem que vendem tapetes orientais autênticos, o que justifica o seu valor mais alto, mas isto nem sempre é verdade, acabando muitas por se vender cópias de tapetes orientais não genuínas.

Certifique-se sempre que a loja onde compra o seu tapete oriental lhe está a vender um tapete oriental verdadeiro e realmente antigo. Deve ter algum conhecimento e sentir-se familiarizado com as características que um tapete oriental deve apresentar, assim como a textura, materiais utilizados e a forma como o próprio tapete é feito. Em caso de dúvida peça a ajuda de um especialista, uma vez que estes tapetes podem realmente atingir valores bastante elevados.

Por exemplo, tapetes persas genuínos têm origens tribais, bem como uma marca que atesta a sua originalidade. Certos motivos animais ou vegetais podem, inclusive, ser exclusivos de uma região ou local específico, revelando a origem do tapete e até as mãos responsáveis por o tecerem. Os motivos utilizados, assim como os padrões de tecelagem e os materiais usados ​​podem fazer toda a diferença no seu valor, sendo os mais raros e únicos os que atingem valores mais altos.

Tenha sempre em atenção que os tapetes orientais exigem cuidados muito específicos e que não podem ser limpos em lavandarias comuns, pois são artesanalmente tingidos com materiais naturais. A limpeza química também não é opção. A maioria dos tapetes persas são de fibras vegetal ou animal, que em contacto com produtos químicos podem ficar desfeitas. Opte por ter cuidados regulares com os seus tapetes orientais mais antigos e recorra a oficinas de restauração e empresas de lavagem de tapetes que têm profissionais com conhecimento para efectuar uma boa limpeza sem danificar o tapete.



1 comentário

  1. Paulo Domingos-Ang 5 de Junho de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :