Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Dicas caseiras para remover nódoas de carpetes e tapetes

Manter carpetes e tapetes limpos e vistosos é sempre uma tarefa árdua, especialmente se forem de tons mais claros e com maior probabilidade de adquirirem nódoas e sujidades. Embora uma aspiração regular e um cuidado permanente para evitar que poeiras e pó se acumulem nas fibras dos tapetes e carpetes, a verdade é que mais tarde ou mais cedo o imprevisível acontece e uma nódoa vai mancha-los.

A regra mais importante para remover nódoas de carpetes ou tapetes é agir no momento em que o acidente acontece, prevenindo desta forma que as fibras absorvam a sujidade. Para facilitar a limpeza deve evitar esfregar a nódoa ou pode correr o risco desta se espalhar, provocando por vezes estragos irreversíveis.

Embora existam no mercado variados produtos de limpeza eficazes, a verdade é que ao fim de algum tempo o seu custo pode tornar-se bastante dispendioso para qualquer carteira. Neste artigo vai ficar a conhecer algumas dicas caseiras para remover nódoas de carpetes e tapetes a custo reduzido.

Manchas de vinho tinto


Se a mancha for de vinho tinto, comece por remover o máximo de líquido possível, cobrindo a mancha com um pouco de sal. Deixe atuar durante cerca de 15 minutos até que o sal absorva a maior parte do líquido. Posteriormente limpe toda a área afetada com uma mistura de água e vinagre (1/3 de chávena de vinagre para 2/3 de chávena de água).

Manchas de gordura

Para remover manchas de gordura de um tapete ou carpete faça uma mistura de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue a nódoa na direção das fibras do tapete e em seguida enxague com água limpa.

Remover pastilha elástica

Pastilha elástica é facilmente removida aplicando um cubo de gelo em cima. Espere alguns minutos e remova a pastilha já rija sem dificuldades.

Nódoas de sangue

Nódoas de sangue também podem ser removidas através deste método. Coloque o cubo de gelo em cima da mancha, juntamente com um pano colocado por baixo do tapete para absorver a humidade. Outra dica caseira eficaz é misturar duas chávenas de água fria (água quente ajuda a fixar a nódoa) com uma colher de sopa de detergente líquido. Mergulhe um pano limpo na solução caseira e esfregue a mancha, sempre de fora para dentro para evitar que se espalhe. Finalize o processo com um pano húmido em água fria limpa e deixe secar. Se a nódoa já for antiga, raspe primeiro o sangue seco e remova as partículas antes de iniciar a limpeza.

Nódoas de bebidas alcoólicas

Para remover nódoas causadas por bebidas alcoólicas prepare uma solução de limpeza caseira com dois copos de água fria e uma colher de sopa de detergente líquido. Esfregue bem a mancha até que o líquido seja absorvido. Se necessário repita os passos anteriores até a mancha ser totalmente removida. Finalize o processo limpando com um pano e água limpa. O vinagre também é bastante eficaz na remoção de nódoas de álcool.

Nódoas de café

Para eliminar nódoas provocadas por café utilize papel de cozinha ou um pano branco para absorver o máximo de humidade possível. É possível que tenha que repetir o processo algumas vezes até ter ensopado a maior parte do líquido. Aplique um pano húmido em água fria sob a zona afectada e posteriormente faça uma mistura de dois copos de água com 1/4 copo de sumo de limão e um pouco de detergente líquido. Agite bem a mistura e aplique com uma esponja na zona afetada. Esfregue gentilmente de fora para dentro. Repita o processo as vezes necessárias até a nódoa desaparecer. Finalize com um pano embebido em água fria limpa e deixe secar.

Nódoas de urina

Nódoas de urina são removidas com uma solução de dois copos de água fria, um pouco de detergente de louça e uma colher de sopa de vinagre. Esfregue a nódoa para absorver a maior quantidade de líquido e finalize com um pano embebido em água fria limpa. Deixe secar. No caso de urina de animais o vinagre ajuda a eliminar o odor.

Seguindo algumas dicas caseiras é possível remover nódoas de carpetes e tapetes de forma eficaz e mais económica. Caso as nódoas sejam demasiado profundas para uma solução caseira deverá optar por uma limpeza profissional oferecida por diversas empresas especializadas no mercado. Lembre-se sempre que para remover nódoas de formar eficaz de tapetes e carpetes deve agir o mais rapidamente possível, de preferência quando a nódoa ainda está fresca.



1 comentário

  1. Elisabeth P. S. Coutinho 12 de Abril de 2012

Deixe o seu comentário