Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Dicas de decoração: apartamentos pequenos

Viver e organizar-se num apartamento pequeno nem sempre é fácil. Existem diversas limitações, que ainda se tornam maiores se por acaso o apartamento não for seu, mas sim alugado.

Contudo, ainda que viver em apartamentos pequenos possa significar que o espaço é limitado, as opções de decoração são muito variadas.

Ao encontrar maneiras criativas de adicionar espaço de armazenamento e dando a cada área do apartamento uma sensação distinta, até mesmo os menores espaços podem ser transformados em ambientes convidativos e agradáveis.

Confira já de seguida algumas dicas de decoração para apartamentos pequenos.

 

decoração-apartamento

 

  • Mobiliário adequado – Quem disse que não pode decorar o apartamento com móveis bonitos e funcionais, que deve apenas escolher o mínimo para conseguir desempenhar as funções e atividades básicas do dia-a-dia? Um apartamento pequeno pode e deve estar bem decorado com móveis bonitos e cheios de estilo. O segredo está em escolher mobiliário de proporções adequadas e que, se possível, seja também multifuncional, ou seja, que possa suprir mais do que uma necessidade/função. É o caso, por exemplo, de uma cama com espaço de arrumação (por baixo ou em gavetas), bancos com espaço de arrumação interior, sofás-cama ou mesas que servem para refeição e trabalho.
  • Definir áreas específicas – Por vezes, as limitações de espaço fazem com que o ambiente se possa tornar confuso. Nestes casos, a melhor opção é mesmo optar por criar barreiras e zonas para cada função/atividade. Por exemplo, para separar uma área de refeição de uma área de convívio, dentro da mesma divisão, pode utilizar divisórias ou até tapetes para distinguir cada área funcional. Pintar uma parede de uma cor de destaque ou diferente pode também ser útil para criar essa distinção entre as diversas áreas.
  • Maximizar o espaço disponível – Para ganhar espaço em divisões  menores e que são partilhadas pela família, uma excelente estratégia é optar por ter cadeiras ou assentos que se possam guardar quando não estão a ser usados, empilhando-os dentro de um armário, por exemplo. Utilizar puffs ou confortáveis almofadas como áreas de descanso também é uma alternativa bastante eficaz para ganhar espaço, pois também podem ser guardadas quando não são necessárias.
  • Tecidos adequados – Também os acessórios decorativos podem fazer toda a diferença no momento de conseguir um ambiente amplo e agradável num apartamento pequeno, sendo que os tecidos são dos elementos que podem fazer toda a diferença no resultado final. O que aconselhamos é que opte por tecidos leves e de tonalidades claras, que deixem passar bem a luminosidade exterior. Lembre-se que um apartamento bem iluminado parece sempre maior. Opte por tecidos translúcidos ou persianas que lhe possibilitem controlar a incidência de luz.

Estas são apenas algumas dicas de decoração para apartamentos pequenos que poderão servir-lhe de inspiração.

Confira também algumas imagens já abaixo.

 

apartamento-pequeno1

 

apartamento-pequeno2

 

apartamento-pequeno3

 

apartamento-pequeno4

 

apartamento-pequeno5

Dicas de decoração: apartamentos pequenos
Inserido nas categorias Decoração de Casas, Decoração Espaços Pequenos

Etiquetas: , , ,

Publicado por: em 16 Maio, 2013

6 Comentários a “Dicas de decoração: apartamentos pequenos”

  1. Sónia Campinho diz:

    Adorei as dicas, como sempre! Vocês são fantásticos ;)

  2. dicas excelentes que com certeza aproveitarei algumas em virtude de meu ap. ser pequeno….

  3. adoro as vossas dicas. obrigada

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade