Decoração com Tapetes

Dicas de decoração: como escolher o tapete apropriado

Os tapetes são dos acessórios decorativos mais utilizados na decoração, no entanto, escolher o tapete apropriado para determinado espaço nem sempre é uma tarefa simples.

Determinar que tipo de tapete deve usar pode ser complicado, uma vez que existem vários tipos por onde escolher. Além disso, o processo nunca é tão simples como simplesmente “comprar o tapete.” É preciso ter em conta determinados fatores para que tudo combine dentro da divisão e fique harmonioso.

Neste artigo vamos fornecer algumas orientações valiosas para escolher o tapete apropriado para decoração da sua casa.

Comecemos pelos estilos:

  • Tapetes tradicionais – Os tapetes tradicionais são muito elegantes e luxuosos. São ideais para dar à divisão um ambiente mais acolhedor e confortável. Devido aos seus padrões e cores, facilmente se tornam no foco de destaque da decoração. Combinam na perfeição com ambientes onde predomine chão e mobiliário em madeira, assim como tons escuros ou cores terra. São ideais para espaços familiares como a sala de estar.
  • Tapetes modernos – Entre as principais características dos tapetes contemporâneos ou modernos encontra-se a sua simplicidade. Linhas simples, padrões florais ou geométricos predominam, sendo uma excelente alternativa a tapetes mais caros, como é o caso dos tapetes mais tradicionais ou orientais. São confecionados com fibras naturais ou sintéticas, oferecendo boa durabilidade e qualidade. São perfeitos para usar numa sala de estar moderna, mas adaptam-se bem a qualquer estilo de decoração.

Fatores a ter em atenção

  • Formato do tapete – para escolher o formato do tapete a colocar na divisão, deverá ter em atenção as dimensões e o formato dessa mesma divisão.
  • Tamanho – outro factor a ter em conta é o tamanho do tapete, que deve estar diretamente relacionado com o tamanho da divisão e outros elementos que se encontram dentro da divisão. Não faz sentido colocar um tapete muito pequeno por baixo de uma mesa gigante, pois este nem se irá ver.
  • Cor – Outro detalhe a ter em conta durante a decoração com tapetes é a sua cor. Com acontece com outros elementos na decoração, também a cor do tapete pode transformar um ambiente. Cores mais suaves, como brancos e cremes, criam a ilusão de maior amplitude na divisão e de maior luminosidade, tornando um quarto pequeno significativamente maior aos nossos olhos. Cores escuras, por outro lado, criam a ilusão de um espaço mais pequeno, sendo por isso apenas aconselhadas para divisões de maiores dimensões.
  • Material – o tipo de material com que o tapete é feito irá fazer toda a diferença nos cuidados que precisará ter e durabilidade. À venda poderá encontrar tapetes feitos dos mais variados materiais, sendo que alguns desses materiais são mais indicados para determinadas funções e espaços.

Com estas dicas de decoração, escolher o tapete apropriado para a sua casa será muito mais simples.

 



Deixe o seu comentário

Nome : Email :