Decoração de Casas

Dicas de decoração para casas pequenas: como ampliar o espaço

Um dos grandes desafios na decoração acontece quando você precisa colocar os elementos numa casa pequena. É necessário aproveitar o espaço ao máximo e criar a impressão de que o imóvel é maior nem sempre é tão simples. Veja dicas de decoração para casas pequenas e saiba como ampliar o espaço.

Dicas para decorar casas pequenas


Você pode seguir uma série de dicas para ter uma casa mais confortável. A ideia principal é não entulhar a casa com coisas desnecessárias. Tenha móveis o suficiente para o seu conforto, mas deixe espaços livres, evitando o incômodo.

  • Ao fazer a decoração para casas pequenas, comece pelo teto. Coloque as cortinas penduradas próximas ao teto, para que o tecido possa cair livremente. Quadros e outros objetos decorativos devem ser colocados numa altura mais elevada, também para dar a impressão de que o espaço da casa é maior.

decoração apartamento pequeno

  • Outro elemento decorativo que faz toda a diferença e aumenta o espaço é o espelho. Junto com os cristais, este elemento reflete algum cômodo bonito e, de quebra, amplia o espaço.
  • Ao comprar os móveis, prefira sempre os embutidos, que são sob medida e aproveitam melhor o espaço. Além disso, os móveis embutidos ficam lindos e elegantes e estão sendo cada vez mais utilizados.
  • Para dividir os cômodos, opte sempre por manter a mesma cor do piso e das paredes. O toque diferenciado em cada ambiente deve ficar por conta dos elementos decorativos. Para as cores, prefira o branco e os tons pastéis. Lembre-se que cores mais claras tendem a dar a impressão de que o espaço é maior.

decoração apartamento pequeno1

  • Tenha janelas grandes, que permitam a luz do sol entrar. No caso do banheiro e do quarto, que exigem mais privacidade, coloque cortinas, que deixam o ambiente mais bonito e não bloqueiam totalmente a entrada da luz solar durante o dia. Atente para que as cortinas não sejam escuras nem muito estampadas, porque isso diminui o ambiente.
  • Deixe aberturas entre os cômodos, definindo o espaço entre eles, mas dando a impressão de continuidade. Passagens amplas ou portas de vidro corrediças podem ser boas opções neste caso. O mesmo piso também deve ser mantido em toda a casa, porque oferece continuidade aos cômodos.

Sala de estar

Para a sala de estar pequena, o melhor é não ter grandes estofados. Opte por um sofá um pouco maior e complemente com algumas cadeiras, puffes ou poltronas menores.

decoração apartamento pequeno2

Não coloque estantes muito altas. O melhor são painéis e racks menores, nos quais você pode aproveitar o espaço logo abaixo para colocar livros, guardar documentos, etc. Na parede, opte por um quadro maior e central ao invés de colocar vários quadros pequenos.  


decoração apartamento pequeno3
Quartos

Prefira deixar o cômodo com uma decoração mais clean, altamente elegante. Opte por deixar as paredes e o teto com cores mais claras. Os melhores tipos de móveis são os quadrados e embutidos, que ocupam menos espaço e aproveitam mais o ambiente. Prefira menos móveis e coloque somente o que for necessário para haver espaço livre para circulação.

Com estas dicas, você poderá fazer uma decoração para casas pequenas muito melhor aproveitada e com mais resultados positivos. Aproveite e tenha mais mobilidade e elegância.

 



1 comentário

  1. Maria Celeste Miranda 18 de Fevereiro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :