Decoração de Casas

Dicas de decoração para um pátio

Embora existam muitas formas e ideias válidas para decorar um pátio, a verdade é que como em qualquer outro espaço da casa é preciso ter alguma cautela no momento da sua decoração. Isto deve-se ao facto da maioria das pessoas ter tendência para encher e atulhar demasiado este importante espaço exterior, não tendo cuidado para criar um ambiente igualmente harmonioso e arrumado, como fariam no interior das suas casas. Em outros casos, dá-se exactamente o contrário. As pessoas acabam por desvalorizar a decoração do pátio e nem se preocupam em conferir-lhe um ambiente mais acolhedor com a adição de alguns elementos decorativos.

O segredo para um pátio bem decorado reside em encontrar o equilíbrio perfeito entre estas duas tendências, de forma a tornar o ambiente verdadeiramente agradável. Mas é perfeitamente  normal que sinta algumas dúvidas acerca de qual o melhor plano a seguir, por isso, vamos dar-lhe algumas dicas de como tornar o pátio da sua casa bem decorado e acolhedor.

 

 

Escolha do mobiliário


Se decorado da melhor forma, o pátio pode ser como um refúgio privado após um dia de trabalho stressante e cansativo. Por isso, este espaço carece de mobiliário confortável que lhe permita descansar e relaxar confortavelmente, mas que ao mesmo tempo se enquadre no estilo de decoração que pretende elaborar.

Em primeiro lugar, certifique-se que os móveis que escolhe se enquadram no tamanho do seu pátio. Não faz sentido que opte por decorar este espaço com mobiliário excessivamente grande, mas que dificulta a passagem e acesso a determinados locais do pátio.

Se o pátio é pequeno, então a melhor opção é optar por peças mais modestas e individuais, como cadeiras, almofadas para colocar no chão ou sofás de dimensões menores, mas que sejam igualmente confortáveis.  Tenha o cuidado de verificar se o mobiliário escolhido lhe permite circular livremente pelo pátio, mesmo quando estiver em uso.

Não se esqueça ainda de adquirir mobiliário que seja apropriado para estar no exterior, uma vez que vai ficar sujeito a condições climatéricas mais extremas como chuva, vento e raios solares.

 

 

Conferir funcionalidade ao pátio

Se as dimensões do seu pátio o permitirem, pode utilizá-lo como uma zona de refeições ao ar livre. É o local perfeito para instalar um sistema de barbecue ou até uma mini cozinha ao ar livre. À venda irá encontrar opções feitas especificamente para este tipo de cozinhas e barbecues, pelo que já se pode imaginar a dar grandes festas de verão e churrascos apetitosos para a sua família e amigos.

 

 

Decorar com plantas

As plantas são dos acessórios decorativos mais versáteis e úteis para decorar um pátio exterior. Podem servir como elemento meramente decorativo ou até como barreira para definir espaços e privacidade. As plantas conferem também ao ambiente um aspecto mais relaxante e sereno, tornando o pátio da sua casa mais acolhedor e convidativo para si e para os seus convidados.

Em suma, a decoração deste espaço não deve ser descuidada e nela devem ser aplicados os mesmos esforços e ideias criativas com que se preocupou na restante decoração da casa.

 



12 Comentários

  1. Maria Isabel Monteiro Horta 16 de Julho de 2012
  2. Raquel Regina Torres 16 de Julho de 2012
  3. Irina Mahumane 16 de Julho de 2012
  4. Irina Mahumane 16 de Julho de 2012
  5. clara 16 de Julho de 2012
  6. Esmeralda 16 de Julho de 2012
  7. Margarida Cardoso 16 de Julho de 2012
  8. Gizele Yohana 16 de Julho de 2012
  9. Paulo Souza 18 de Julho de 2012
  10. Milly Barreiros 9 de Julho de 2013
  11. Clementina Nascimento 23 de Julho de 2013
  12. Milly Barreiros 16 de Julho de 2017

Deixe o seu comentário

Nome : Email :