Decoração de Banheiros Decoração de Casas Decoração de Cozinhas Decoração de Quartos Decoração de Salas

Dicas de iluminação para o apartamento

A iluminação é normalmente deixada para último quando se inicia o processo de decoração de um apartamento. No entanto, a iluminação para o apartamento deveria de ser dos fatores mais importantes da decoração, uma vez que uma boa iluminação fará com que o apartamento pareça maior e mais acolhedor. A iluminação é uma excelente forma de imprimir no apartamento um toque da sua própria personalidade, ao mesmo tempo que muda a aparência do espaço e o estilo decorativo.

Tire partido da luz natural


A luz natural é sem dúvida a melhor escolha para iluminar bem o seu apartamento, para além de ser a mais económica. Para tirar maior partido da luz natural evite utilizar na decoração materiais demasiado pesados e cores ou padrões escuros, como é o caso da camurça ou veludo, que podem tornar o ambiente mais carregado e dificultar que a luz que entra no apartamento se reflita. Opte antes por tecidos leves e naturais, como linho e algodão, de tons claros que criam a ilusão de uma divisão mais ampla.

Equipe as janelas com estores ou cortinados em tecidos naturais e de tons claros, que permitam que entre mais  luz. Opte por paredes claras, uma vez que com paredes mais escuras vai precisar de criar mais focos de luz na divisão para a tornar mais luminosa.

Utilize espelhos como recurso decorativo para ampliar visualmente o espaço da divisão. Ao reflectir a luz que entra pelas janelas consegue-se que a divisão fique mais luminosa. Os espelhos devem ser colocados em paredes opostas às janelas de forma a reflectirem a iluminação natural.

Boa iluminação eléctrica

Um boa iluminação eléctrica também é fundamental para criar um ambiente acolhedor e compensar a falta de luz natural existente numa divisão. Seja criativo e opte por escolher sistemas de iluminação originais para criar um efeito acolhedor e mais dramático na decoração do seu apartamento. Escolha algo mais versátil que um simples candeeiro pendurado no teto da divisão e opte antes por escolher iluminação que crie focos em elementos decorativos de destaque.

Tenha em atenção as diferentes tarefas de cada canto a iluminar. Adquira candeeiros específicos para trabalhar, luzes de ambiente ou de leitura, em detrimento de uma luz geral para todo o apartamento. Uma luz apropriada para trabalhar não deve ofuscar quem faz uso dela e deve proporcionar conforto aos olhos de cada um, para levar a cabo as tarefas que é preciso desempenhar. Uma iluminação geral, ou de ambiente, deve iluminar toda a divisão e deve ser regulável para criar diferentes tipos de iluminação e ambientes consoante a ocasião. Se pretender iluminar um elemento decorativo específico como uma escultura, moldura ou arte, opte por focos de luz direcionados, que devem ser mais brilhantes que a luz ambiente.

Não tenha receio de experimentar novas opções e sistemas de iluminação para o apartamento. Utilize a sua imaginação e divirta-se com as diversas escolhas de iluminação para o apartamento disponíveis no mercado, de forma a criar ambientes de sonho para qualquer divisão.



3 Comentários

  1. clarice machado 2 de Dezembro de 2011
  2. eni de jesus silva 3 de Dezembro de 2011
  3. Nadia Cherem Moro 28 de Outubro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :