Decoração de Casas

Dicas e ideias para pintar riscas em paredes

É muito fácil de transformar o ambiente de uma divisão com uma simples mudança nas paredes. Neste sentido, uma das opções com maior impacto na decoração são as riscas. Trata-se de uma alternativa mais moderna e económica à colocação de papel de parede, embora alguns a considerem mais trabalhosa e arriscada.

Pintar riscas nas paredes de uma divisão é a forma mais simples de dar outra dimensão ao espaço, tanto em termos de percepção do tamanho real, como também do próprio formato. Por essa razão, é fundamental que leve o seu tempo a decidir qual a cor mais adequada, o tamanho e direção das riscas ou corre o risco do resultado final não ser o melhor.

Cor das riscas


O primeiro passo é escolher as cores para as riscas, mas com tanta variedade de cores e combinações esta tarefa pode tornar-se complicada. Para facilitar a sua escolha pense no tipo de sensações e atmosfera que pretende que a divisão tenha. Siga os seguintes critérios:

  • Riscas pintadas com diferentes tonalidades da mesma cor é sempre uma opção mais segura
  • Cores suaves são mais elegantes e discretas, para além de criarem a ilusão de um espaço mais amplo
  • Cores mais escuras ou vibrantes conferem maior dramatismo e personalidade à divisão, mas também a podem fazer parecer mais pequena
  • Quanto mais evidente for o contraste entre as riscas, mais arrojado irá ficar. Tenha cuidado com as combinações ou corre o risco do resultado ficar bastante desagradável à vista.

Direção das riscas

  • Riscas verticais: são a escolha mais popular e também a mais segura. Se escolher o tamanho certo podem , inclusive, dar a ilusão de uma parede mais alta.
  • Riscas horizontais: ajudam a criar um ambiente mais casual. Este tipo de riscas criam a ilusão de um espaço mais largo, embora possam também dar a ideia de paredes mais baixas.
  • Riscas na diagonal: podem ser uma boa opção quando colocadas estrategicamente apenas numa parte da divisão, como foco de destaque. Ajudam a criar a ilusão de movimento.

Como fazer as riscas

  1. Em primeiro lugar deve colocar uma fita de proteção adequada para criar os limites das riscas em volta do teto, janelas, portas, rodapé e qualquer outro elemento que não vai ser pintado.
  2. Limpe bem as paredes, de forma a eliminar qualquer vestígio de pó ou gorduras da sua superfície, com recurso a um pano ou esponja húmida embebidos num pouco de detergente suave. De seguida passe com um pouco de água limpa para retirar restos de detergente e ficar com a parede completamente limpa. Deixe secar.
  3. Decida qual o tamanho e direção das riscas que pretende pintar. Em relação às cores, olhe em seu redor e utilize cores que combinem com a restante decoração. Inspire-se nos acessórios decorativos, tecidos e padrões para encontrar a tonalidade mais apropriada. Tire as medidas do espaço, de forma a saber exatamente qual o número de riscas a pintar. Coordene o número de riscas com o tamanho da divisão.
  4. Utilizando fita métrica, um nível e um lápis, marque as linhas superior e inferior para cada risca. Depois marque a largura, mas seja bastante precisa, pois qualquer desnível irá notar-se. Cole a fita seguindo as marcas que fez. Possivelmente irá precisar de ajuda, porque se colar a fita com ajuda de alguém, um segura numa extremidade e esticando até ao outro extremo a fita fica logo direita e é só pressionar um pouco.
  5. Com um pincel angular, pinte as linhas junto da borda em linha reta. Isso garante que as bordas da fita ficam seladas e evita alastramento da cor.
  6. Pinte o interior da risca usando um pincel para riscas mais finas ou um rolo para riscas de maiores dimensões.
  7. Deixe secar durante cerca de 1 hora e só depois de estar seco é que deve aplicar uma segunda camada de tinta. Quando as riscas estiverem quase secas ( podem ser precisas várias horas) remova a fita cuidadosamente. Se esperar que a tinta seque completamente corre o risco da tinta vir agarrada à fita quando a descolar.

Seguem-se alguns exemplos ideias para pintar riscas em paredes. Inspire-se e mãos à obra!

 

 

 

 

 

 



17 Comentários

  1. Soeli Soares Soares 26 de Janeiro de 2012
  2. Debora Duarte Lopes 26 de Janeiro de 2012
  3. Maria Nunes 26 de Janeiro de 2012
  4. Celia Nunes 26 de Janeiro de 2012
  5. Celia Nunes 26 de Janeiro de 2012
  6. Antonio Enoque 26 de Janeiro de 2012
  7. Milly Barreiros 26 de Janeiro de 2012
  8. Edneia Regina de Oliveira 26 de Janeiro de 2012
  9. Abigail Cristina Camilo Zacharias 27 de Janeiro de 2012
  10. Bianca Grigio Barros 27 de Janeiro de 2012
  11. Tania Mara 28 de Janeiro de 2012
  12. Rosa P. Luna 30 de Janeiro de 2012
  13. Cristina Medronho 1 de Fevereiro de 2012
  14. sónia silva 1 de Fevereiro de 2012
  15. Wilmaley Campos Fazzano 3 de Fevereiro de 2012
  16. Wilmaley Campos Fazzano 3 de Fevereiro de 2012
  17. lurdes pires 28 de Março de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :