Decoração de Casas

Dicas Feng Shui para a sua casa

O Feng Shui conta já com uma tradição de mais de quatro mil anos. A filosofia do Feng Shui defende que somos directamente afetados pela energia que circula em cada ambiente, quer seja em nossa casa ou até no nosso local trabalho. Feng Shui significa “vento e água” e a sua componente principal é o Chi, ou seja, aquela que precisa de se mover livremente para permitir a entrada de energias positivas numa casa ou apartamento.

De acordo com esta prática antiga, a organização de tudo o que reside numa casa tem um papel fundamental no bem-estar dos ocupantes da habitação. Conservar e propagar tudo o que é positivo, reduzindo também tudo o que é negativo, alterar o ambiente de acordo com a sua função e localização são os principais objetivos do Feng Shui.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas que, segundo esta filosofia, podem potenciar o seu bem-estar.

Acabar com a “desordem” com pequenas mudanças


Uma casa bem arrumada, limpa e organizada tem a capacidade de transmitir aos seus habitantes maior confronto, prazer e acima de tudo bem-estar. Mas a agitada vida nos meios urbanos nem sempre torna esta tarefa fácil. Evitar a acumulação de objetos desnecessários e saber distinguir o acessório do que realmente nos faz falta, são etapas fulcrais para seguir em frente e nenhuma remodelação pode ser bem sucedida sem seguir primeiro este importante passo.

Com apenas pequenas mudanças é possível trazer mais energia positiva para qualquer divisão. Pode começar por apostar em dar maior luminosidade a cada espaço, optando por ter vários tipos de luz e não apenas um candeeiro central em cada ambiente. Na sala, a televisão deverá estar num armário. Aposte também na cor e em almofadas e pufes em zonas de convívio para familiares e para os seus convidados. Embora o sofá seja mais usual, estas acessórios para descanso vão fomentar um maior convívio entre as pessoas.

No quarto coloque uma fotografia de alguém próximo a si e querido, um familiar ou companheiro, e opte por uma iluminação artificial mais suave, para tornar o ambiente mais intimista.

Na cozinha, mais uma vez evite a desordem e opte por ter tudo o que é essencial sempre à mão. Lembre-se da regra do “triângulo”: frigorífico, bancada e fogão, sendo que este último não deve estar próximo da zona do lava-loiças, uma vez que fogo e água criam energias contrárias.

Para iluminar o hall de entrada, opte por cores mais claras, visto ser uma área da casa normalmente de dimensões mais reduzidas e com pouca luz natural.

Dicas para bom Feng Shui

  • Divisões bem iluminadas aumentam os níveis de energia.
  • Crie diferentes energias e sensações em cada divisão, mantendo as portas interiores fechadas.
  • Pelo menos uma vez por semana deve abrir as portas e as janelas da casa para que entrem e se renovem as boas energias. Depois volte a fecha-las para que estas se mantenham no interior da habitação.
  • Divisões da casa que estejam vazias não devem ser ignoradas se quer manter um bom Feng Shui. Sempre que possível visite a divisão e acenda as luzes, desta forma vai manter o chi em circulação em toda a casa.


21 Comentários

  1. alzira da silva raymundo 2 de Agosto de 2011
  2. rosane 3 de Agosto de 2011
  3. vilma 23 de Setembro de 2011
  4. Danianny B Marani 13 de Janeiro de 2012
  5. Danianny B Marani 13 de Janeiro de 2012
  6. Danianny B Marani 13 de Janeiro de 2012
  7. Alzira Da Silva Raymundo 14 de Janeiro de 2012
  8. Alzira Da Silva Raymundo 14 de Janeiro de 2012
  9. Alzira Da Silva Raymundo 14 de Janeiro de 2012
  10. Alzira Da Silva Raymundo 14 de Janeiro de 2012
  11. Alzira Da Silva Raymundo 14 de Janeiro de 2012
  12. Alzira Da Silva Raymundo 14 de Janeiro de 2012
  13. Tania Maria Perini 23 de Outubro de 2012
  14. Tania Maria Perini 23 de Outubro de 2012
  15. Tania Maria Perini 23 de Outubro de 2012
  16. Celeste Miranda 23 de Abril de 2013
  17. ana marques 22 de Julho de 2013
  18. Francisco Castro 25 de Março de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :