Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Dicas para a decoração de quartos de uma adolescente

Procurar por ideias para a decoração de quartos de uma menina adolescente pode tornar-se complicado. Cada adolescente tem os seus gostos próprios e estilos preferidos, quer sejam eles mais femininos ou mais exuberantes. Num momento podem gostar de ter um quarto decorado com a sua estrela Pop favorita e noutro momento podem odia-la. É necessário apostar numa decoração versátil que pode sofrer pequenas alterações conforme a mudança de gostos e preferências. Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas ideias para decorar o quarto de uma adolescente.

Planear a decoração

Nenhuma  adolescente quer manter na decoração do seu quarto elementos decorativos de quando era mais nova.É apenas natural e esperado que a decoração do quarto reflita a sua personalidade atual, a maturidade e mudanças que foi adquirindo com a idade.

O primeiro passo para uma decoração de sucesso é um planeamento cuidado. Comece por tirar as medidas corretas do quarto. Não há nada mais frustrante que comprar uma cama que considera perfeita, para mais tarde descobrir que não cabe no espaço disponível. Caso o quarto já esteja mobilado decida o que quer manter e o que pretende trocar. Lembre-se que alguns objetos podem ser reciclados com uma nova pintura ou simples alteração de elementos, como puxadores de gavetas ou adesivos.

Móveis versáteis

Opte por adquirir uma cama que combine com o tema escolhido para a decoração do quarto, mas que seja versátil. Caso queira mudar posteriormente a decoração do ambiente, uma cama versátil vai ser mais fácil de combinar com o novo aspecto da divisão. Se já possuir uma boa cama no espaço, pode apenas recicla-la. Uma boa opção para personalizar a cama é criar uma cabeceira original que se torne no foco de atenção de todo o quarto.

Outro pormenor a ter em conta é o espaço de trabalho. Toda a menina adolescente precisa de um local confortável para estudar ou utilizar o computador pessoal. Também um local para se sentar com os amigos torna-se essencial, como um pequeno sofá ou puffs. Não se esqueça ainda de reservar espaço adicional para possíveis dormidas. Lembre-se que nesta idade pode convidar amigas para passar noite.

Adquira opções para arrumação. Veja-se livre de todas os cestos e baús infantis e opte por móveis e caixas coloridas para manter o espaço organizado. Pode também optar por reciclar prateleiras, através de tintas de tons mais vibrantes e apropriadas à idade.

Tema e foco de destaque

Escolha um tema que reflita a personalidade e gostos da adolescente. Afinal de contas é ela que terá de conviver mais tempo com a decoração do quarto. Ter um tema específico escolhido vai possibilitar um design mais coeso e evitar que todos os elementos presentes no ambiente não se encontrem em sintonia. Um tema pode abranger gostos musicais, filmes favoritos, cores preferidas ou até mesmo um estilo de decoração específico.

Quando escolher o tema tenha sempre em atenção a função do quarto. Vai ser só um quarto para dormir? Ou também tem uma componente mais lúdica ou de estudo? Tenha em consideração as atividades que vão desenvolver no quarto e lembre-se de planear o espaço da melhor forma possível.

Lembre-se que embora a cama seja quase sempre o foco de destaque no quarto, nem sempre tem de ser assim. Uma vistosa cómoda ou um colorido sofá podem ser inseridos com sucesso no espaço. Acessórios originais e elementos decorativos como quadros ou candeeiros também podem fazer toda a diferença no impacto da decoração.

Escolha das cores

Antes de escolher a cor para as paredes do quarto, tenha em consideração os gostos e preferências da adolescente. Pretende um quarto alegre e repleto de vivacidade para realizar projetos mais criativos? Ou quer apenas um lugar relaxante onde pode contar com boas noites de sono? Cores neutras com pormenores mais ousados são sempre a opção mais viável, por serem fáceis de alterar e combinar com a restante decoração.

Cores suaves de verde e azul são boas escolhas se o objetivo for um quarto mais relaxante. Quartos com cores demasiado arrojadas podem por vezes interferir na capacidade de conseguir ter uma boa noite de sono. Cores demasiado brilhantes como o vermelho são conhecidas por provocarem dificuldade em dormir. Quartos em tons mais claros como lavanda ou branco conferem ao ambiente tranquilidade e são uma excelente opção para quartos mais pequenos. Tons como o amarelo ou o laranja contribuem para um ambiente mais criativo.

Evite escolher cores demasiado escuras, como pretos e castanhos, que diminuem a noção de espaço, dando a sensação de um quarto mais pequeno. Uma menina adolescente prefere sempre cores mais vivas e claras. Lembre-se ainda que pode misturar diversos tons para tornar o espaço mais original. O quarto não tem obrigatoriamente de ter as paredes todas da mesma cor. Meninas adoram versatilidade e dimensão. Complemente uma parede com alguns destaques de uma tonalidade mais escura ou clara para criar um efeito inesperado. Por exemplo, lilás e branco com alguns destaques em verde lima são uma combinação divertida.

Acessórios originais

Uma vez ultrapassadas as etapas da cor e dos móveis, é altura de se debruçar nos acessórios que vão complementar a decoração do quarto. Adquira roupa de cama e tecidos arrojados, mas que estejam em sintonia com a tonalidade das paredes. Candeeiros fora do comum podem também criar um efeito inesperado, assim como quadros e um placar com fotografias de amigos ou objetos de valor pessoal, pendurado num local de destaque do quarto. Pequenos pormenores como puxadores de gaveta mais coloridos e espelhos de formato mais original também são uma boa aquisição.

Mas não se preocupe em demasia com esta parte da decoração, porque certamente qualquer adolescente irá querer imprimir o seu cunho pessoal na decoração com objetos decorativos da sua preferência. O segredo para decorar com sucesso um quarto de uma menina adolescente está em inclui-la em todo o processo da decoração.

Dicas para a decoração de quartos de uma adolescente
Inserido nas categorias Decoração de Casas, Decoração de Quartos

Etiquetas: , , , , , ,

Publicado por: em 6 Maio, 2011

12 Comentários a “Dicas para a decoração de quartos de uma adolescente”

  1. amelia diz:
    lindissimas estas ideias .Adorei obr
  2. Rosa Luna diz:
    Amei todas as idéias de decoração.
    Vocês tem bom gosto e criatividade, parabéns.
    Valeu
    Rosa Pangaio- Brasil
  3. LEOCÁDIA diz:
    Adorei as ideias, gostaria de saber onde posso adquirir os puffs que estão na imagem 3 ao pé da cama.
    Obrigada
  4. muito lindos muito criativos gostei
  5. Amanda Rps diz:
    eu acho q vc deveria também posta decorações recicláveis mas gostei muito de todos os postis
  6. Maria Beatriz Fakir diz:
    eu achei que tbm tinha coisas reciclaveis, mais que lindo
  7. Maria Beatriz Fakir diz:
    eu achei que tbm tinha coisas reciclaveis, mais que lindo
  8. Maria Beatriz Fakir diz:
    eu achei que tbm tinha coisas reciclaveis, mais que lindo
  9. Cida Sá diz:
    GOSTEI MUITO É TUDO MARAVILHOSO.
  10. lindos, da vontade de montar todos!!!! Parabens bom gosto!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ideias de decoração para uma cozinha de cor brancaDecorar.blog.br | Decorar.blog.br - [...] ser uma cor fria e completamente neutra, combina bem com qualquer estilo de decoração, desde o mais tradicional ao mais moderno, …
  2. Adesivos para decorarDecorar.blog.br | Decorar.blog.br - [...] que é necessário observar as dimensões do local, o que existe no seu interior, os objetos de decoração e a própria …

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade