Decoração de Casas

Dicas para decorar divisões grandes

Não são apenas os apartamentos pequenos que nos colocam alguns desafios na hora da decoração. Também uma casa com divisões de maiores dimensões pode dar-nos algumas dores de cabeça quando chega o momento de a decorar.  Abundância de espaço nem sempre é uma bênção, uma vez que uma divisão muito grande pode tornar-se demasiado fria, vazia e pouco convidativa.

Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas dicas  de decoração para divisões grandes, que vão ajudar a criar ambientes acolhedores e onde todo o espaço extra é aproveitado de forma funcional.

Divida o espaço


Opte por dividir a divisão em pequenas áreas distintas, como zonas comuns de entretenimento, leitura, refeição, ou zonas mais funcionais, como uma zona para escritório, dependendo das necessidades da sua família. Defina estes espaços distintos com recurso a tapetes, estantes, divisórias, biombos ou alterações arquitectónicas na divisão.

Os tapetes são possivelmente a forma mais simples, rápida e menos dispendiosa de conseguir definir estes espaços. Não precisam de ser todos iguais, mas não devem ser demasiado pequenos ou a divisão vai acabar por parecer fragmentada.

Pode também definir diferentes zonas na divisão através do uso de diversas cores. Contudo, tente manter uma cor unificadora para evitar que o espaço possa aparecer muito cheio ou fragmentado. Por exemplo, pinte as paredes de uma cor neutra, mas recorra a tapetes, quadros e acessórios de cores que se destaquem para ajudar a definir cada área.

 

 

Evite zonas demasiado vazias

Em divisões grandes evite ter zonas demasiado vazias e sem uso aparente. Embora também não seja aconselhável que encha o espaço em demasia, o que pode levar a alguma desordem, faça por usar de forma funcional todo o espaço disponível. Decore com um cadeirão confortável ou até uma planta alta para criar a ilusão de um espaço mais cheio, caso não pretenda adquirir outra peça de mobiliário dispendiosa.

Utilize quadros, ou outro tipo de arte para colocar nas paredes, e padrões de maiorias dimensões, de forma a combinar também com as proporções da divisão. Em alternativa, pode utilizar, por exemplo, quadros mais pequenos, desde que estes sejam em maior número e estejam dispostos por grupos. Evite quadros pequenos pendurados na parede de forma solitária e cores sólidas. Seja ousado na escolha dos padrões para a decoração, pois as dimensões grandes permitem-no e tornam todo o ambiente mais acolhedor e menos vazio.

 


 

Cores e texturas

Use a cor para tornar o espaço mais íntimo. Cores escuras e quentes podem fazer toda  a diferença. Ao contrário dos espaços pequenos, em que as cores demasiado escuras são de evitar, pois criam a ilusão de um espaço mais ainda mais pequeno, no caso de divisões grandes, esta ilusão é o que pretende para criar um espaço mais convidativo.

Use e abuse de texturas para tornar toda a decoração mais interessante. Tapetes shaggy, almofadas e mantas tornam o ambiente menos vazio. Existem várias formas de introduzir texturas em qualquer espaço, das quais destacamos vários materiais como metal, vidro, pedra, cerâmica e tecidos.

 

 

Mobiliário

Ao decorar divisões grandes não há necessidade de colocar todo o mobiliário encostado às paredes. No entanto, este é provavelmente um dos erros mais comuns em quem inicia a decoração deste tipo de espaços. O mobiliário deverá ser colocado um pouco afastado da parede, especialmente nas zonas de convívio e descanso, proporcionando um espaço mais convidativo para quem se queira sentar. Lembre-se também que divisões grandes precisam de ser decoradas com mobiliário também de maiores dimensões, ou corre o risco deste ficar desproporcional e deslocado em relação às dimensões do espaço.

 



4 Comentários

  1. Lara Costa 5 de Março de 2012
  2. Ana Cristina Rodrigues 26 de Março de 2012
  3. Ana Machado Ana 15 de Abril de 2013
  4. Dalia 28 de Fevereiro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :