Decoração de Casas Decoração de Cozinhas

Dicas para decorar e renovar a cozinha a custo reduzido

A cozinha é das divisões do apartamento mais movimentadas e utilizadas durante o dia. É na cozinha que passamos a maior parte do tempo a socializar, cozinhar, comer ou trabalhar. No entanto, não lhe damos a devida importância e a divisão acaba por tornar-se contrastante com a restante decoração do apartamento.

Decorar ou remodelar uma cozinha não implica que se tenha obrigatoriamente que ter um orçamento muito elevado. Com apenas algumas pequenas mudanças é possível transformar a sua velha cozinha numa divisão moderna e acolhedora. Tudo o que precisa é de substituir alguns elementos decorativos por objectos mais actuais e atractivos,criando maior espaço através de uma organização mais adequada.

Acabe com a desordem


O primeiro passo para decorar uma cozinha com sucesso consiste em ver-se livre de toda a desordem que impera na divisão. A cozinha deve ser um local acolhedor e espaçoso, onde seja agradável para si realizar todas as tarefas diárias para satisfazer as necessidades da família.


Comece por avaliar o que é realmente necessário e o que é apenas acessório. Por vezes acumulamos ao longo dos anos mais utensílios do que aquilo que realmente precisamos para o dia-a-dia. O espaço disponível para objectos puramente decorativos será então menor. Abra as gavetas e armários e separe os utensílios que usa normalmente daqueles que já não usa há mais de um ano. Utensílios apenas utilizados em determinadas épocas do ano não precisam de estar na cozinha. O mais provável é que sejam objectos de rara beleza que deveriam ser expostos noutro local como focos de destaque.

Ganhe espaço nos armários ao expor os seus melhores tachos e pratos em bonitas prateleiras exteriores ou armários abertos de canto, muito em voga hoje em dia. Este tipo de móveis e organização são também uma excelente opção para cozinhas mais pequenas, uma vez que criam a ilusão de maior amplitude.

Alegre as paredes

Para rentabilizar a duração da sua decoração deverá optar por cores neutras, como beijes ou cinzentos. Este tipo de cores estão sempre na moda e não cansam ao fim de pouco tempo, ao mesmo tempo que facilitam quando quiser renovar novamente a cozinha. As cores neutras são também bastantes fáceis de combinar com os restantes objectos decorativos.

Ao optar por cores mais pálidas nas paredes consegue aplicar tons mais vibrantes noutros pormenores da decoração, como cortinas, utensílios de cozinha, molduras ou até mesmo armários.

Adquira acessórios originais

Os acessórios são a forma mais barata e eficaz de alterar a decoração. Alguns objectos decorativos, colocados estrategicamente em pontos de destaque, têm a capacidade de tornar uma cozinha enfadonha numa divisão mais moderna. Pode optar por escolher um tema específico e envolver toda a decoração em torno deste.

Coloque livros de receitas em bonitas prateleiras, juntamente com utensílios de cozinha mais antigos ou originais. Ilumine a cozinha com espelhos estrategicamente dispostos para captar a luz natural exterior e substitua o velho candeeiro junto ao tecto por uma actualização mais moderna ou por um candeeiro mais baixo e cheio de estilo.

Os tapetes trazem um toque de cor à cozinha, mas lembre-se que quando decidir compra-los deverá ter em atenção o espaço disponível e a localização dos mesmos. Tapetes a colocar por baixo de uma mesa de refeições devem ser suficientemente largos para permitir espaço para as cadeiras.

Substitua os velhos e gastos puxadores dos armários por versões mais alegres e elegantes. Existem em diversas formas, tamanhos e modelos nas lojas da especialidade. Pode optar por puxadores em madeira, com desenhos específicos ou até de cerâmica ou mesmo vidro.

Um toque de natureza

Pendure plantas em bonitos vasos ou coloque-as em prateleiras para transmitir mais vivacidade à cozinha. As plantas e flores, como as margaridas, por exemplo, criam focos de interesse e suavizam o ambiente. Em zonas de difícil acesso, como o topo dos armários, pode utilizar plantas artificiais de seda. No entanto, opte sempre por adquirir plantas artificiais de qualidade e que se assemelhem às reais.

Seguindo algumas dicas é possível decorar uma cozinha a custo reduzido e de forma funcional e eficaz. Faça um planeamento cuidado do que é realmente necessário ter na cozinha, eliminando do espaço tudo o que já não tem utilidade para satisfazer as tarefas básicas da rotina diária. Incorpe na decoração objectos únicos e originais que conferem personalidade à cozinha.



22 Comentários

  1. Ana Maria Campos 19 de Abril de 2011
    • paula cordeiro 4 de Maio de 2011
  2. JOSELENE ONO 20 de Abril de 2011
  3. albertina cruz 29 de Abril de 2011
  4. Candida Chibante 13 de Maio de 2011
  5. Abadia Machado 21 de Maio de 2011
  6. ilsa ursulina ramos 26 de Maio de 2011
  7. cassinha 24 de Agosto de 2011
  8. ursula 19 de Setembro de 2011
  9. Noilda Figueira da Silva 10 de Janeiro de 2012
  10. Noilda Figueira da Silva 10 de Janeiro de 2012
  11. Ilka Aparecida Lima 29 de Janeiro de 2012
  12. Atelier Decorarts Fatima Lourenço 27 de Fevereiro de 2012
  13. Atelier Decorarts Fatima Lourenço 27 de Fevereiro de 2012
  14. Michelle Aparecida Santos 22 de Abril de 2012
  15. Cristina Medronho Carvalho 16 de Maio de 2012
  16. Michele Rezende Das Gracas 21 de Agosto de 2012
  17. Lidia Collina 13 de Setembro de 2012
  18. Ângela Gandarinho 5 de Abril de 2013
  19. candida 17 de Dezembro de 2013
  20. NILDA MARIA NASCIMENTO DE MELO 1 de Abril de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :