Decoração de Casas Decoração Espaços Pequenos

Dicas para decorar um pequeno estúdio

Um apartamento pequeno pode ser difícil de decorar, mas quando se trata de um pequeno estúdio a dificuldade aumenta ainda mais, pois este tipo de espaço precisa de acomodar diferentes funções como dormir, cozinhar, zona de refeições, de estar e até de trabalho.

O grande desafio de um apartamento estúdio é a limitação imposta pelas próprias dimensões e espaço disponível, assim como a dificuldade de nele conter todos os móveis e diversos acessórios para nos sentirmos confortáveis. Torna-se por isso fundamental que saiba fazer a decoração deste tipo de espaços da melhor forma, tomando as decisões certas para um ambiente mais acolhedor e agradável.

 

 

Aqui ficam algumas dicas para decorar um pequeno estúdio:

  1. Como já sabemos, os apartamentos estúdio podem ser bastante pequenos. O segredo de uma decoração bem conseguida passa, por isso, por encontrar e adquirir mobiliário multi-funcional, que seja adaptável a diversas funções. Para maximizar o espaço disponível, opte por  escolher móveis de arrumação que possam servir também como mesa ou bancos, e que devido à sua capacidade interior, permitem ter um espaço extra de arrumação. Evite ainda móveis grandes e pouco funcionais que dificultem a passagem. Prefira móveis embutidos, modulares ou feitos por medida que ocupam menos espaço e são mais práticos e funcionais. Um apartamento pequeno com demasiado mobiliário vai parecer ainda mais pequeno. Quando possível opte por móveis que sirvam vários propósitos, como por exemplo um sofá cama ou uma mesa de refeição extensível, que também pode ser utilizada como mesa de trabalho.
  2. Adquira ainda sistemas adicionais de armazenamento e organização que lhe permitam esconder todos os elementos que não fazem parte da decoração do apartamento, como é o caso das roupas, cds ou outros elementos do dia a dia, mas que não precisam de ficar à vista. Desta forma vai conseguir dar a ilusão de um espaço mais limpo e amplo, em detrimento de um espaço demasiado cheio e que oferece, por essa razão, muito pouco conforto.
  3. Se o espaço o permitir utilize separadores, como biombos ou painéis, para separar as diferentes zonas. Por exemplo, um simples biombo ou cortina podem conferir mais privacidade a uma zona de dormir ou trabalho. Em alternativa pode fazer uso de móveis mais altos para “criar” paredes improvisadas que separam as diversas áreas.
  4. Torna-se fundamental que crie um foco de destaque na decoração. Se o apartamento possuir uma lareira, este pode ser um foco bonito, mas uma parede pintada de uma cor diferente e mais vibrante também é uma excelente opção. Este pequeno truque vai criar a ilusão de que o espaço parece maior do que na realidade é, afastando ainda a atenção dos pormenores que não pretende que se notem.
  5. Use e abuse de espelhos na decoração de apartamentos pequenos, especialmente quando se trata de um estúdio. Adicionar espelhos a qualquer espaço faz com que este aparente ser maior, para além de ajudar a reflectir a luz natural e artificial dentro do apartamento, dando novamente a sensação de mais espaço. Dê ainda preferência a cortinas que deixem passar bem a luz e que não sejam estampadas, uma vez que padrões demasiado cheio são mais apropriados para espaço de grandes dimensões.

Seguem-se algumas imagens para se inspirar na decoração do seu estúdio.

 

 

 

 



9 Comentários

  1. Clarice Machado 24 de Janeiro de 2012
  2. Celineide Fernandes Siqueira 24 de Janeiro de 2012
  3. Ana Maria Santos 25 de Janeiro de 2012
  4. Nilofar Manilal 26 de Janeiro de 2012
  5. Betti Isabel Borgmann 26 de Janeiro de 2012
  6. Marcio Pinto 18 de Abril de 2012
  7. Vera Almeida 5 de Maio de 2012
  8. José Soares 2 de Novembro de 2012
  9. Milly Barreiros 19 de Novembro de 2012

Deixe o seu comentário