Decoração de Casas Decoração de Salas

Dicas para decorar uma sala de jantar

A decoração de uma sala de jantar requer planeamento como qualquer outra divisão do apartamento. Para decorar uma sala de jantar é preciso ter em conta aspectos tão importantes como o estilo, ambiente e cores pretendidas para a divisão. Alguns elementos tornam-se essenciais, tais como uma boa mesa, cadeiras e iluminação, mas esse fato não deve limitar a decoração mais arrojada das paredes ou do próprio piso.

A sala de jantar atual não serve apenas como zona de refeições, mas também como zona de convívio para família e visitantes, sendo por isso fundamental tornar o espaço confortável e acolhedor. Neste artigo vamos mostrar-lhe dicas para decorar a sala de jantar de uma forma funcional, mas tendo em conta a beleza do ambiente.

Siga os seus gostos pessoais


Não ceda à tentação de seguir tendências. A decoração da sala de jantar deve estar sempre de acordo com as suas próprias preferências e gostos pessoais. O apartamento deve refletir e dizer algo acerca do seus proprietários e não parecer um catálogo que não foque a sua personalidade. Pessoas com gostos mais conservadores certamente se sentem mais confortáveis em um ambiente com decoração mais tradicional, enquanto que uma mente mais arrojada irá procurar uma decoração mais moderna.

Outro aspecto a ter em conta é a função que vai dar à sala de jantar. Faça primeiro um planeamento e decida quais as utilizações que a divisão vai ter. A forma como decora deve sempre ter em conta a função e não o contrário.

Caso a sala de jantar e sala de estar partilhem o mesmo espaço, como acontece com a maior parte dos apartamentos atuais, é importante fazer uma distinção clara entre as duas funções. Esta tarefa é fácil de concretizar se pintar cada área com um tom diferente da mesma cor. Se não pretende pintar as paredes, pode colocar um bonito papel de parede numa das áreas ou apenas alterar os tapetes. Utilize na zona de estar tapetes de uma cor e na zona de jantar de outra, ou caso prefira nenhuns, criando desta forma uma fronteira nítida entre os dois espaços. Um biombo e uma elegante peça de mobiliário a separar também é uma excelente opção.

Aproveitar o espaço da melhor forma

Se pretender maximizar o espaço deverá optar por uma mesa extensível e cadeiras sem braços, que ocupam consideravelmente menos espaço. Salas de jantar mais pequenas ficam mais espaçosas se utilizar uma mesa redonda, uma vez que o perímetro da sala vai parecer muito maior. Mesas de vidro são também uma boa opção para criar a noção de continuidade e amplitude. Evite colocar demasiado mobiliário na divisão. Uma mesa, algumas cadeiras, um aparador para guardar objetos fundamentais para as refeições e uma pequena mesa de apoio são suficientes.

Faça o melhor uso possível da luz natural. Utilize espelhos para refletir a luz e tornar o ambiente mais luminoso, criando a ilusão de maior amplitude. Opte por um candeeiro colocado por cima do centro da mesa de pequenas dimensões, para que a mesa aparente ser maior.

Caso goste de utilizar tapetes, opte por usar um que não seja demasiado grande ou pequeno. Lembre-se que deve sempre ficar visível um pequeno espaço de piso entre a parede e o tapete. No entanto, o tapete deverá ser suficientemente grande para as cadeiras.

Torne a mesa num elemento de destaque colocando no seu topo um original centro de mesa, que poderá ir mudando conforme as épocas festivas, estações e eventos. Se tiver uma divisão do apartamento específica para ser utilizada como sala de jantar pode deixar a mesa sempre posta com um bonito conjunto de loiças, toalha e acessórios decorativos. Desta forma a decoração da sala de jantar cria sempre um ambiente bonito e sofisticado.



14 Comentários

  1. Joaquim Trindade da Silva 3 de Maio de 2011
    • Rosa Araujo 13 de Maio de 2011
  2. Alice Berenguel 15 de Junho de 2011
  3. zito sadique 15 de Junho de 2011
  4. Maria Turrion 19 de Junho de 2011
  5. Lícia Caroline 25 de Junho de 2011
  6. SandraF 12 de Setembro de 2011
  7. Kátia Carvalho 13 de Janeiro de 2012
  8. Mavilde Ervedosa 28 de Fevereiro de 2012
  9. Rozângela Melo 2 de Março de 2012
  10. Estela Regina Fagundes 24 de Junho de 2012
  11. Paulo Souza 14 de Agosto de 2012
  12. Alice Valadas 15 de Agosto de 2012
  13. Maria de Fátima 7 de Setembro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :