Decoração de Casas

Dicas para uma casa mais ecológica

Cada vez mais pessoas começam a preocupar-se em contribuir para a boa “saúde” do planeta. Construir e equipar casas sustentáveis, com materiais de construção amigos do ambiente e arquitetura ecológica é algo cada vez mais solicitado e popular entre os proprietários.

Quase tudo o que fazemos numa casa vai consumir energia e criar desperdício, acabando por ter um impacto negativo no ambiente.

Torna-se por isso essencial saber como minimizar esse mesmo impacto negativo, alterando alguns aspectos relacionados com o nosso consumo ou mesmo optando por construir uma casa, que desde raiz, seja focada para ser mais ecológica.

Aqui ficam algumas dicas para conseguir ter uma casa mais ecológica.

casa-verde2

  • Se está a planear construir uma nova casa, então procure por materiais de construção ecológicos. Hoje em dia existem diversas opções de materiais de construção que têm um custo ambiental mais baixo que os materiais denominados comuns. Se tem dúvidas acerca do tipo de materiais ecológicos que possam estar disponíveis no mercado, então pergunte ao seu fornecedor e procure mais informações na internet, em revistas especializadas ou consulte pessoas que trabalhem com esses materiais ou que tenho construído uma casa com recurso aos mesmos.
  • Se a casa já estiver construída com materiais normais, ainda assim pode alterar algumas coisas para conseguir ter uma casa mais ecológica. Por exemplo, aposte em reciclar e reutilizar o que usa. Tente reduzir na produção de desperdícios e, sempre que possível, opte por reutilizar o que já possui ou, em último caso, reciclar.
  • Opte por ter alguns cuidados que lhe permitam ter uma melhor gestão da eficiência energética na sua casa. Por exemplo, usar mais vidros na casa e lâmpadas mais económicas também deixam a casa mais ecológica. É importante que os materiais utilizados na casa facilitem a entrada de luz natural, como tijolos translúcidos, telhas específicas e janelas maiores. Desta forma vai conseguir iluminar o ambiente a até mantê-lo mais aquecido ou fresco, tendo de recorrer menos ao uso de energia eléctrica tanto para iluminação como aquecimento ou refrigeração. Aproveite ao máximo a iluminação natural.
  • Em relação a poupar no aquecimento e manter a temperatura da casa estável, tente investir num bom isolamento. Embora o valor despendido inicialmente vá ser superior, a verdade é que a longo prazo irá compensar. Mude para janelas duplas (ou até triplas), pois vai ajudar a manter as divisões da casa a uma temperatura mais estável.
  • Opte por electrodomésticos com boa eficiência energética. Hoje em dia, encontra à venda diversos electrodomésticos com eficiência A+, que para além de economizarem energia, também são menos poluentes. Várias empresas já modificaram os seus produtos em favor do meio ambiente. Leia atentamente os manuais e etiquetas para conhecer as características técnicas.

Estas são apenas algumas dicas de como tornar a sua casa ecológica. Aplica algumas na sua casa e vida?



Deixe o seu comentário

Nome : Email :