Decoração de Casas

Dicas para uma decoração minimalista

Se gosta de decoração sofisticada, mas ainda assim simples, então a decoração minimalista vai agradar-lhe.

Embora muitas pessoas encarem este tipo de decoração como algo aborrecido, a verdade é que uma boa decoração minimalista pode ser bastante cativante e acolhedora, se tidos em conta alguns critérios.

Aqui vos deixamos com algumas dicas muito úteis e simples para uma decoração minimalista bem conseguida.

 

quarto-minimalista

 

Crie um espaço limpo e livre de desordem


A desordem é sem dúvida um dos principais motivos para o acumulo de stress na nossa vida. Adoptar uma abordagem minimalista na decoração do espaço vai não só conferir-lhe uma casa organizada, como também um espaço onde poderá relaxar e sentir-se bem. Embora você primeiro tenha que perder algum tempo a limpar o espaço e a ver-se livre de todos os objetos que não lhe fazem falta e estão a mais, o resultado final vai acabar por valer a pena.

A nossa dica é que esconda o máximo que puder dentro dos armários, pois nem tudo precisa de estar à vista e assim torna-se bem mais agradável.

 

sala-minimalista

 

Mantenha-se minimalista também na escolha das cores

A utilização de algumas cores ou da mistura das mesmas na decoração pode levar a que o espaço fique desconfortável. Opte por escolher apenas uma cor e um tema para trazer um pouco de harmonia minimalista para à casa. Se você tem um espaço monocromático e estiver a usar uma cor dominante em todas as peças-chave de mobiliário, é importante alterar texturas dentro da cor para criar contraste e interesse. Se utilizar mais do que uma cor, então mantenha-se dentro de tonalidades que combinem bem entre si. Vai ver que tudo ficará mais consistente e coeso.

 

sala-minimalista-amarelo

 

Equilíbrio é a chave para um design minimalista

Tente criar equilíbrio dentro do ambiente e na decoração, quer seja nas cores, no uso de móveis ou até de acessórios. Por exemplo, organize as almofadas, quadros na parede e candeeiros em pares ou de forma assimétrica para um lado. Tente criar um padrão. Se este conceito é difícil de entender, consulte um designer de interiores ou faça uma pesquisa na Internet sobre “decoração minimalista” ou “minimalismo” para ideias de decoração específicas.

Ponto de destaque na decoração

Adora o seu sofá? Torne-o no centro da decoração da sua sala. É importante ter sempre um ponto de destaque neste tipo de decoração, tal como uma peça de mobiliário central ou um acessório que se destaque no meio de todos os outros pela cor, originalidade ou imponência.

O designer de interiores recomenda pensar no seu quarto como uma grade e estar ciente das linhas verticais e horizontais para a introdução de móveis, objetos, arte, cor, etc.

 

sala-minimalista

 

Agrupe elementos semelhantes para uma decoração minimalista ousada

Em vez de ter os seus itens de decoração espalhados pela casa, móveis, prateleiras e paredes, o ideal é mesmo agrupá-los numa só área. Por exemplo, agrupe fotografias e quadros  ou até mesmo uma coleção de objetos decorativos semelhantes para criar maior impacto.

 

Com estas dicas simples de decoração minimalista, certamente que a sua casa irá ficar bem acolhedora e relaxante mas, ainda assim, longe de aborrecida.

 



2 Comentários

  1. Betti Isabel Borgmann 7 de Abril de 2014
  2. Mavilde Ervedosa 17 de Junho de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :