Decoração de Casas

Dicas rápidas e simples para organizar o seu escritório em casa

Com todo o tipo de equipamento moderno, papeis, documentos e desordem em geral, certamente que pensa ser difícil manter o escritório da sua casa bem organizado e funcional. Contudo,  com algumas dicas e truques simples é possível manter sempre o escritório organizado e com tudo o que precisa à mão, sem  ser necessário um ambiente de caos.

Quer o seu escritório esteja situado numa divisão própria, funcione como um quarto extra para hóspedes ou ocupe apenas um canto na sua cozinha, manter tudo bem organizado irá aumentar a sua eficiência e reduzir o stress que sente ao entrar neste importante espaço.

Confira as próxima dicas para organizar o escritório!

 

 

Invista em mobiliário adequado


Para um escritório em casa bem organizado é necessário que a área de trabalho esteja livre de desordem e sempre limpa. Ou seja, é absolutamente necessário que adquira o mobiliário adequado, que lhe permita arrumar todos os aparelhos eletrónicos, como computadores, monitores, impressoras, entre outros e que ao mesmo tempo lhe permita ter uma área de trabalho confortável e funcional.

Escolher a mesa ou peças de mobiliário necessárias para conseguir uma boa base de trabalho é um factor fundamental para que o espaço cumpra a sua função, ao mesmo tempo sendo confortável e agradável à vista.

Tenha também em atenção que precisa de avaliar qual o tamanho mais adequado de mobiliário para o espaço disponível. Por exemplo, se a área dedicada ao escritório for mais reduzida, então talvez seja uma boa ideia adquirir uma secretária ou mesa de trabalho com prateleiras e espaços para arrumação embutidos.

 

 

Crie áreas distintas de trabalho

Uma boa forma de evitar a desordem geral é criar áreas para atividades distintas:

  • Uma área de trabalho: onde realiza as suas tarefas e onde se situam os aparelhos electrónicos como o computador e os elementos que usa diariamente para estas mesmas tarefas;
  • Materiais de referência e consulta: como é o caso de dicionários, manuais e livros profissionais;
  • E finalmente uma área onde coloca todo o material como papéis, canetas e afins.

 

 

Outra regra de ouro fundamental para manter o seu escritório sempre organizado é evitar misturar na sua área de trabalho assuntos pessoais com assuntos laborais. Não arrume papelada doméstica, como contas, catálogos, folhetos de viagens e outros itens pessoais onde eles podem vir a ser um fator de distração. Misturar negócios e questões pessoais numa  mesa de trabalho resulta em perda de tempo e menor eficiência.

 

Aproveite ao máximo toda a altura das paredes. Estantes mais altas para aqueles itens que não precisa de usar ou consultar frequentemente são uma excelente opção para maximizar melhor o espaço no seu escritório em casa.

Se a sua casa é pequena e tiver de partilhar o espaço do escritório com outra função qualquer, como por exemplo um quarto de dormir, então opte por mobiliário e acessórios que se tornem pouco visíveis ou, no caso da próxima imagem, quase invisíveis.

 

 

Com estas dicas simples e rápidas é possível organizar o seu escritório em casa e conseguir um ambiente funcional. vai também conseguir aproveitar da melhor maneira todo o espaço disponível. Seguem-se mais algumas imagens de escritórios, nas quais se poderá inspirar para a decoração do seu.

 

 

 

 

 



8 Comentários

  1. Mirna Lima 11 de Maio de 2012
  2. Vera Lucia Paiva 12 de Maio de 2012
  3. filomena 15 de Maio de 2012
  4. Arq Renata Godoi 26 de Maio de 2012
  5. Arq Renata Godoi 26 de Maio de 2012
  6. Arq Renata Godoi 26 de Maio de 2012
  7. Tania S. Barbosa 15 de Junho de 2012
  8. Milly Barreiros 19 de Setembro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :