Decoração com Tapetes Tipos de Tapetes

Dúvidas frequentes sobre tapetes

Comprar um simples tapete pode parecer, à primeira vista, uma tarefa simples, mas a verdade é que a enorme variedade de modelos e preços de tapetes disponíveis, hoje em dia, no mercado pode dificultar e muita essa tarefa.

É preciso ter em conta aspectos importantes como o tamanho certo, se combina com a restante decoração, qual a função que o tapete irá ter e qual o material que melhor se adequa para satisfazer essa mesma função.

De seguida vamos responder a algumas dúvidas frequentes acerca de tapetes.

Qual o tamanho ideal para um tapete?


Indiferentemente do tipo de tapete que escolha (colorido, liso ou estampado), o importante é que o tamanho do tapete seja adequado também ao tamanho da divisão onde irá estar localizado. Se for demasiado grande ou pequeno, corre o risco de ficar desproporcional em relação ao tamanho da divisão e aos restantes elementos decorativos do espaço.

Lembre-se que o tapete é que delimita cada ambiente. Um tapete demasiado pequeno junto a um enorme sofá pode parecer estranho e fora do lugar. O  ideal é que o tapete avance 30cm para baixo do sofá.

Na sala de jantar as cadeiras devem ficar dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso. O ideal é reservar cerca de 60cm de tapete de cada lado para movimentá-las com conforto e de forma a evitar que se enrosquem no tapete.

É possível combinar tapetes de estampados diferentes no mesmo espaço?

É possível combinar estampados diferentes desde que exista um elo de ligação entre eles, quer seja na cor, padrão ou formato. Se achar a combinação de diferentes estampados ousada, opte por um modelo estampado e um liso num dos tons de destaque do estampado.

Quanto a combinar tapetes modernos com tapetes mais clássicos a tarefa já se torna bem mais complicada. Se quer combinar diferentes estampados numa só divisão tenha em consideração primeiro os estilos dos tapetes, ou corre o risco de “chocarem” entre si.

Quando e como usar tapetes redondos?

Os tapetes redondos ficam muito bem em ambientes modernos. No entanto, distribuir os móveis sobre um tapete redondo pode ser complicado. O ideal é que tudo fique sobre o tapete, embora isto seja mais fácil de concretizar num ambiente de maiores dimensões. Em divisões ou áreas mais pequenas o apropriado é utilizar tapetes redondos de dimensões mais reduzidas, que poderão servir para delimitar zonas distintas como uma zona de refeições, por exemplo.

Em mesas de jantar redondas, opte por um modelo quadrado. Em ambientes formais, de linhas retas, pode-se usá-los para quebrar a seriedade da decoração do espaço.

Como usar tapetes nos quartos?

Em ambientes com piso de madeira, cerâmica ou pedra, a solução mais interessante é colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele sobre um pouco nas laterais e na frente. Nos quartos com carpete, os especialistas recomendam não colocar tapete, pois o revestimento já cumpre a função de aconchego.

Outra alternativa é utilizar apenas dois tapetes de formato e tamanho igual em cada lateral da cama ou um tapete retangular que ocupe a parte final da cama, devendo os pés ficar por cima deste.



1 comentário

  1. Rob 4 de Junho de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :