Decoração de Casas

Erros a evitar na decoração de apartamentos pequenos

Quer transformar o seu apartamento pequeno mas não sabe como? Acha que o seu apartamento está demasiado cheio e sem vida? Conheça os erros mais comuns que cometemos durante a decoração e torne a decoração de apartamentos pequenos em algo simples e divertido para si.

Cuidado com as suas escolhas


Existem muitas formas de decorar o seu apartamento e também diversos tipos de móveis e acessórios que melhor se adequam ao reduzido espaço disponível. A decoração deve ser planeada e nunca exagerada, ou corre-se o risco de tornar o apartamento ainda menos espaçoso.

Por vezes as nossas escolhas nem sempre são as mais acertadas, principalmente quando nos deixamos levar pelo impulso do momento em vez de fazermos uma decoração com uma noção concreta de como determinado elemento decorativo se vai enquadrar com o restante ambiente já existente.

Erros comuns que deve evitar

  • Evite utilizar cores demasiado vibrantes e intensas, que vão tornar o espaço mais pesado e estreito. Opte por utilizar cores neutras nas paredes, deixando as cores mais fortes para pequenos detalhes de decoração como almofadas, vasos, quadros. Lembre-se sempre que as cores claras, como os brancos e os cremes, criam a ilusão de uma divisão mais ampla. O tom amarelo nas paredes, por exemplo, ajuda a criar um ambiente mais claro, dando protagonismo aos móveis dessa divisão.
  • Evite candeeiros muito compridos, como lustres, que dão a sensação de diminuir a altura da divisão. Escolha candeeiros que não sejam muito compridos ou que fiquem mais colados ao tecto. Hoje em dia em qualquer loja da especialidade existem diversas opções de iluminação deste género a um preço bastante acessível. Em alguns casos até se torna possível direccionar o foco de luz conforme a nossa preferência, tornando a divisão mais clara onde realmente é necessário, aumentando assim a sua amplitude.
  • Evite móveis grandes e pouco funcionais que dificultem a passagem. Prefira móveis embutidos, modulares ou feitos por medida que ocupam menos espaço e são mais práticos e funcionais. Um apartamento pequeno com demasiado mobiliário vai parecer ainda mais pequeno. Quando possível opte por móveis que sirvam vários propósitos, como por exemplo um sofá cama ou uma mesa de refeição extensível, que também pode ser utilizada como mesa de trabalho.
  • Evite mobiliário opaco. Prefira móveis com tampos e portas de vidro, que vão conferir ao seu apartamento um aspecto mais leve e que permitem uma maior passagem da luz.
  • Evite o uso de demasiadas portas e divisórias. Sempre que possível deixe o espaço aberto para facilitar a passagem, dando a sensação de um apartamento mais amplo.
  • Evite cortinas pesadas de cores escuras que bloqueiam a entrada da luz natural. Lembre-se que um apartamento bem iluminado parece sempre maior. Opte por tecidos translúcidos ou persianas que lhe possibilitem controlar a incidência de luz.
  • A decoração não precisa roubar-nos horas de sono,  só é preciso saber aproveitar da melhor forma possível cada espaço disponível. Para isso basta conhecermos alguns erros que devemos evitar a todo o custo. Lembre-se que acima de tudo na decoração de apartamentos pequenos é necessário estabelecer um lugar para cada objecto e aproveitar o espaço com sabedoria.



15 Comentários

  1. Pedrina Castro 13 de Março de 2011
  2. ANA SILVA 16 de Março de 2011
  3. Maria aparicida de andrade 18 de Março de 2011
  4. maria alcina parreia 19 de Maio de 2011
  5. Candida Chibante 19 de Junho de 2011
  6. Candida Chibante 19 de Junho de 2011
  7. Candida Chibante 19 de Junho de 2011
  8. Edneia Regina de Oliveira 20 de Junho de 2011
    • Jurandir 28 de Dezembro de 2015
  9. Cristina Medronho Carvalho 31 de Maio de 2012
  10. Karleny Fonseca 30 de Julho de 2012
  11. Georgia Rodrigues de Lima 25 de Março de 2014
  12. Georgia Rodrigues de Lima 25 de Março de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :