Decoração de Casas

Erros a evitar no uso da cor na decoração

Escolher um esquema de cores para a decoração de cada divisão não é aparentemente tão simples como parece.

Existem diversos fatores que é preciso ter em consideração, como o estilo de decoração, os seus gostos pessoais, o tamanho do quarto e outros pormenores relevantes para o planeamento da decoração do espaço.

Mas, este artigo não fala sobre a escolha das cores. Vamos sim ajudá-lo a evitar alguns erros no uso dessa mesma cor na decoração. Nesta fase da escolha da cor,  alguns erros são mais habituais que outros e, por isso, é importante que saiba como evitá-los desde o início para conseguir que a divisão fique bem decorada.

Seguem-se algumas dicas de como evitar erros no uso de cor.

 

sala-azul

 

Normalmente, não damos a devida importância à luminosidade dentro da divisão, quando escolhemos a cor para as paredes. No entanto, a iluminação é um dos fatores mais importantes de qualquer espaço. Por isso, nunca se esqueça de a ter em consideração no momento em que faz o planeamento do esquema de cores a utilizar na decoração. A luz dentro da divisão vai variando ao longo do dia e, sendo assim, deve observar como determinada cor se comporta durante as diferentes fases do dia. O ideal é que pinte uma pequena amostra da cor na parede e analise as diferentes nuances que vai ganhando com a diferença de intensidade da luz.

 

sala-castanha

 

Outro erro bastante comum, e que muitas pessoas costumam cometer durante a escolha das cores, é olhar para o bege como a única cor neutra disponível na decoração. Na verdade, qualquer cor pode ser considerada neutra, dependendo da tonalidade escolhida. O fundamental é que a tonalidade escolhida seja o equilíbrio entre o tom mais quente e frio. Ou seja, o neutro é o tom que se encontra no meio.

 

quarto-bege

 

Evite escolher primeiro as cores para as paredes. Existem muitas cores e tonalidades por onde pode escolher. Alguns decoradores aconselham que a escolha das cores para as paredes seja deixada para uma etapa mais avançada da decoração. Isto deve-se ao facto de ser mais difícil encontrar um sofá que combine com a cor da parede que já escolheu, do que escolher posteriormente uma cor que combine com o sofá e restantes elementos decorativos que já possui. A menos que opte por uma cor neutra, escolher primeiro as cores para as paredes pode limitar as suas opções e escolhas futuras.

 

quarto-rosa

 

Cada cor é única e tem a sua beleza. Se na sua casa não conseguem chegar a um consenso acerca de qual a melhor cor para a decoração de determinada divisão, então tentem arranjar um equilíbrio através da combinação das diversas opções. Inclusive, a decoração fica mais vibrante e interessante quando são usadas diversas cores. O segredo está em combiná-las da forma adequada, para que não choquem entre si.

 

decor-sala-roxo-amarelo



4 Comentários

  1. Casa Certa 11 de Março de 2013
  2. Paula Dias 11 de Março de 2013
  3. Fernando Luiz Costa 13 de Março de 2013
  4. Eliete da Silva Costa 22 de Abril de 2017

Deixe o seu comentário

Nome : Email :