Decoração de Casas

Escolha dos tecidos para a decoração

Os tecidos são um elemento essencial de qualquer decoração. Conferem ao ambiente tanto cor como textura e, hoje em dia, existem nas mais variadas cores, padrões e tamanhos.

Esta variedade de cores e padrões oferece ainda uma grande oportunidade para conjugar com qualquer estilo de decoração específico e tornar todo o ambiente mais harmonioso.

Aqui vos deixamos com algumas orientações sobre a a escolha dos tecidos para a decoração.

 

tecidos

 

Diferentes fibras


Os tecidos podem ser feitos de diferentes fibras, que podemos dividir em duas grandes categorias: fibras naturais e fibras sintéticas. Entre as fibras naturais destacamos o algodão, linho, seda e lã. Estas fibras são resistentes a poeira e sujidades e limpam-se facilmente, embora possam encolher quando lavadas.

Linho, algodão e seda também são tecidos que enrugam com alguma facilidade, pelo que não serão a melhor escolha para estofos de sofás, por exemplo. Contudo, podem ser uma excelente escolha para cortinas e toalhas de mesa. A lã é uma excelente escolha para estofos.

Entre as fibras artificiais, destacamos o poliéster, nylon e outras fibras acrílicas. São simples de manter, lavar e muito resistentes, para além de não enrugarem ou encolherem com facilidade. Contudo, atraem poeiras com maior facilidade  e precisam de ser limpas com alguma regularidade.

 

decor2

 

Escolha do tecido

Para que seja mais fácil combinar os tecidos com a restante decoração, aconselhamos que a escolha do tecido seja sempre uma prioridade na decoração. Antes de escolher a cor das paredes ou de qualquer elemento decorativo de maiores dimensões, escolha os tecidos.

De seguida, pode selecionar outros tecidos de padrões mais pequenos e até de diferentes texturas, mas todos dentro da mesma gama de cores. Se pretender apenas utilizar um padrão favorito, então a melhor opção é utilizar esse mesmo padrão e cores dominantes em diferentes materiais. Desta forma vai conseguir ter diferentes texturas na divisão, mantendo o espaço harmonioso.

Para ter a certeza que determinado tecido ou padrão combinam com a restante decoração peça uma amostra do tecido para levar para casa, em caso de dúvida.

 

tecidos2

 

Tenha também em mente as seguintes dicas no que diz respeito a padrões:

  • Padrões com riscas – Escolha tecidos com riscas verticais para dar a ilusão de maior altura ou tecidos com riscas horizontais para criar a ilusão de uma divisão maior.
  • Padrões ousados –  Este tipo de padrões podem causar muito impacto no ambiente, pelo que são mais aconselhados para decorar divisões onde não precisa de estar grande parte do tempo, como corredores ou banheiros.
  • Misturar padrões – Não convém sobrecarregar uma divisão com demasiados brilhos e padrões. O ideal é combinar estes tecidos mais luxuosos com texturas e tons mais sóbrios, para que a divisão não pareça demasiado cheia ou desorganizada. Conjugar dois padrões distintos requer alguma arte, de forma a que o ambiente não fique demasiado cheio ou pouco harmonioso. Aconselhamos que ao combinar estes padrões distintos, opte por na combinação manter em comum a cor.

 

tecidos5



3 Comentários

  1. Marilia Silva 18 de Fevereiro de 2013
  2. Eduarda Torres 26 de Março de 2014
  3. Silvana Pereira 25 de Agosto de 2015

Deixe o seu comentário