Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Carpetes Tipos de Tapetes

Escolher o tapete mais indicado para a sua casa

Escolher tapetes para a sua casa pode ser uma tarefa complicada se não tem qualquer ideia acerca dos diversos estilos de tapetes que existem hoje em dia no mercado. Existem muitas variedades de tapetes, desde os tapetes mais clássicos e orientais, aos tapetes de estilo mais moderno, por isso deve saber quais os que se adaptam melhor à temática da decoração da casa.

De seguida vamos indicar-lhe alguns tipos de tapetes mais comuns com que pode decorar a sua habitação, assim como mostrar-lhe em que ambientes ficam melhor.

Tapetes tradicionais


Os tapetes tradicionais são muito elegantes e luxuosos. São ideais para dar à divisão um ambiente mais acolhedor e confortável. Devido aos seus padrões e cores, facilmente se tornam no foco de destaque da decoração. Combinam na perfeição com ambientes onde predomine chão e mobiliário em madeira, assim como tons escuros ou cores terra. São ideais para espaços familiares como a sala de estar.

Tapetes contemporâneos e modernos

Entre as principais características dos tapetes contemporâneos ou modernos encontra-se a sua simplicidade. Linhas simples, padrões florais ou geométricos predominam, sendo uma excelente alternativa a tapetes mais caros, como é o caso dos tapetes mais tradicionais ou orientais. São confecionados com fibras naturais ou sintéticas, oferecendo boa durabilidade e qualidade. São perfeitos para usar numa sala de estar moderna, mas adaptam-se bem a qualquer estilo de decoração.

Estão disponíveis nos mais variados padrões, tamanhos e formatos, podendo inclusive ser completamente personalizados ao gosto do comprador. Os tapetes contemporâneos ou modernos possuem normalmente cores vibrantes, mas a sua gama de tons pode ir desde os pastéis às cores mais arrojadas. Estes tapetes podem ser utilizados para acentuar pontos de interesse na divisão ou servir para criar limites de separação entre áreas distintas. Os tapetes com padrões geométricos enquadram-se bem em decorações mais modernas e minimalistas.

Tapetes orientais ou persas

A origem dos tapetes persas remonta aos tempos das tribos nómadas da Pérsia. Nessa época os tapetes eram um valioso utensílio para a protecção contra o frio rigoroso que se fazia sentir na região, sendo fabricados com materiais naturais, como lã de carneiros, cabras e camelos. Eram tingidos com padrões artísticos e cores vibrantes e serviam como forma de artesãos persas expressarem a sua arte, com desenhos geométricos  inspirados em insectos, plantas e raízes da região.

Ter um tapete oriental em casa é por isso ter uma obra de arte exposta no chão. São muito populares e valiosos, para além de serem também muito resistentes e duráveis. Os seus padrões florais ou geométricos, assim como as cores vibrantes tornam este tipo de tapetes únicos. São fáceis de combinar com qualquer tipo de decoração, mas ficam particularmente bem em casas com decoração mais tradicional.

Lembre-se que independentemente do tipo de tapete que escolher tenha sempre o cuidado de avaliar primeiro o local em que o tapete vai ficar localizado. Tire as medidas exactas do espaço, pense na decoração envolvente e nas funções que o tapete irá ter. Escolher o tapete errado para a divisão pode alterar drasticamente ou até arruinar por completo o ambiente que pretendia dar a determinada divisão. Por essa razão é fundamental escolher tapetes adequados a cada estilo de decoração e espaço.



4 Comentários

  1. Erika Pessoa 24 de Fevereiro de 2012
  2. Maria Andrade 30 de Junho de 2012
  3. Sandra Teixeira 27 de Agosto de 2012
  4. Sandra Teixeira 27 de Agosto de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :