Decoração de Casas

Ideias de decoração com tons de terra

Decorar um espaço com tons de terra é uma forma simples de torna-lo relaxante, confortável e muito convidativo.

Existe na natureza uma grande variedade de cores vivas que podem ser utilizadas na decoração, mas para quem prefere ambientes calmos, optar pelos serenos cremes, cinzentos e castanhos é a melhor escolha e, sem dúvida, uma boa aposta para espaços intemporais e de fácil convívio.

A restante decoração deve centrar-se em complementar os tons de terra, pois desta forma vai-se conseguir criar um ambiente mais harmonioso, tornando-o também mais agradável para os donos da casa e os seus convidados.

Existem diversas possibilidades e ideias de decoração com tons de terra, mas sugerimos as seguintes:

 

 

Os tons de terra têm origem na natureza e derivam dos pigmentos naturais que podemos encontrar no solo, nos minerais, nas pedras e na sua estrutura de uma forma geral, variando também nas suas tonalidades e intensidade. Os castanhos, terracotas, amarelos e cremes são algumas das cores que fazem parte da palete dos tons terra, tendo a vantagem de poderem ser brilhantemente combinados facilmente uns com os outros, de forma a criar ambientes muito harmoniosos.

 

 

Um estilo de decoração mais rústico combina na perfeição com a palete de cores em tons de terra. Por exemplo, para decorar a sala de estar, pode optar por colocar um sofá de cor castanha ou creme, combinando com os tons quentes da madeira no mobiliário. Adicione algumas velas em cores como o castanho ou até o vermelho, para um toque mais arrojado, e alguns quadros ou outro tipo de arte adequada para o estilo de decoração presente no espaço. Não se esqueça ainda de conferir textura e cor ao chão da divisão, podendo optar por adicionar um simples tapete com um padrão que complemente os tons de terra presentes no espaço. Como acontece na natureza, as diversas tonalidades de verde também são excelentes aliadas desta palete mais neutra.

 

 

Tons de terra com vermelhos ou rosas combinam muito bem. Por exemplo, pode tornar a decoração do quarto mais interessante se aos tons de terra adicionar um vibrante vermelho ou rosa velho. Estes toques de cor podem estar presentes em tecidos, como as capas das almofada ou roupa de cama, ou até em acessórios decorativos, como velas, molduras e jarras. Para destacar ainda mais os vermelhos, adquira mobiliário de madeira em tons mais escuros. Desta forma todo o ambiente irá ficar rodeado por cores quentes, proporcionando um espaço muito convidativo

 

 

Existem diversas nuances ou tons nas cores terra, que devem ser cuidadosamente combinadas entre si para criar o ambiente sereno e perfeito que se pretende na decoração. Esta diversidade de tons deve também ser combinada com algum cuidado com os restantes elementos decorativos presentes no espaço, como é o caso do mobiliário, cortinas, tecidos e acessórios de maiores ou menores dimensões.



5 Comentários

  1. Maria Falcao 19 de Setembro de 2012
  2. Maria Falcao 19 de Setembro de 2012
  3. Mariana Santos 5 de Abril de 2013
  4. Sandelsydia Nunes 1 de Julho de 2013
  5. M. Conceição 18 de Setembro de 2013

Deixe o seu comentário