Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Ideias fantásticas para decorar o seu apartamento pequeno

Viver num apartamento pequeno pode ser um enorme desafio para quem gosta de decoração. Quando às limitações do espaço se juntam limitações às nossas próprias escolhas para decorar, como o facto de ser um apartamento alugado ou factores económicos, tudo se torna ainda mais complicado.

Siga as nossas ideias fantásticas para tirar o maior partido do seu apartamento pequeno. Com as próximas dicas de decoração vai conseguir tirar o máximo partido dos metros de cada divisão. Aposte em móveis multifunção, espaços abertos, cores claras e aprenda a aproveitar da melhor forma cada recanto do seu apartamento.

Torne o espaço mais amplo

Se não estiver limitado por um contrato de arrendamento e a casa for sua pode considerar eliminar paredes ou corredores, com o objectivo de tornar a divisão em causa mais ampla. Pode por exemplo, ampliar um quarto ou sala, incorporando parte de um terraço, marquise ou varanda. Desta forma consegue criar um agradável escritório ou até mesmo um recanto de leitura, reutilizando um espaço anteriormente com pouca utilidade.

Aproveitar as paredes

Em apartamentos pequenos todo o espaço disponível deve ser aproveitado da melhor forma. Nos locais do seu apartamento em que não é possível recorrer aos tradicionais sistemas de arrumação, como um móvel que acenta no chão, opte por prateleiras e armários que possam ser colocados directamente na parede e que não dificultem a passagem.

Se não quiser que todos tenham acesso aos produtos expostos nas prateleiras e armários, por exemplo roupa ou utensílios de limpeza, pode sempre oculta-los com cortinas de tecidos vibrantes ou neutras, conforme a sua preferência, ou até mesmo com painéis deslizantes que conferem um toque de elegância ao apartamento.

Aproveite as paredes da cozinha com suspensões magnéticas para os seus utensílios de cozinha ou coloque ganchos para expor os seus melhores tachos, poupando assim espaço nos armários que poderá utilizar antes como dispensa.

Mobiliário versátil

O mobiliário feito à medida e os modelos multifunção ajudam a tirar mais partido do espaço disponível. Uma excelente opção para aproveitar ao máximo o espaço de uma divisão é o uso, por exemplo, de um móvel com cama encastrada, que poderá ficar à disposição quando for necessário ter um quarto de visitas Outra solução é optar por uma cama mais elevada que permita utilizar o espaço inferior para arrumação.

Outra forma de maximizar o espaço é escolher móveis de arrumação que possam servir também como mesa ou bancos, e que devido à sua capacidade interior, permitem ter um espaço extra de arrumação. Tenha sempre em atenção que quando adquirir este tipo de acessórios deverá procurar por elementos com alguma textura, que sobressaiam na decoração minimalista.

Aproveite os recantos

Qualquer recanto da sua casa pode permitir organizar uma agradável zona de trabalho. Pode instalar prateleiras e uma tábua apoiada em pernas metálicas para formar uma agradável  secretária para o seu computador. Combine caixas e dossiers de cores vibrantes de forma harmoniosa para que se inseriram no resto do ambiente.

Arrumação por baixo da cama

Guarde a roupa de cama, edredões, mantas ou colchas, por baixo da sua cama e aproveite todo o espaço disponível. Pode também optar por colocar o seu calçado em caixas organizadas que  ficam assim escondidas dos olhares, libertando espaços mais visíveis para objectos decorativos que mereçam ficar mais expostos.

Em conclusão, na decoração de uma apartamento pequeno mantenha o tema da decoração coeso em todo o apartamento, de forma a dar-lhe amplitude. Aproveite todo o espaço disponível da forma mais eficiente e use a sua imaginação. Mantenha algumas ideias simples e não complique as suas escolhas na decoração. Opte sempre por armários multifunção e lembre-se de aproveitar as paredes e recantos escondidos à primeira vista.

Ideias fantásticas para decorar o seu apartamento pequeno
Inserido nas categorias Decoração Espaços Pequenos

Etiquetas: , , , , ,

Publicado por: em 2 Agosto, 2011

61 Comentários a “Ideias fantásticas para decorar o seu apartamento pequeno”

  1. sergio vita diz:

    gostei muito obrigado por tudo

  2. elisabete marianito diz:

    Gostaria de ter ideias para um pequeno pátio de um apartamento alugado. Tenho fata de ideias económicas para o pavimento que no momento esta em tela isolante muito degradada e irregular. Obrigada desde já.

  3. Júlio M.Bandeira diz:

    Obrigado pelo envio.Muito interessante

    • Paula Pereira diz:

      Obrigada,gostei muito.Se for possivel de me informar quais as plantas para por numa varanda onde só dá sol de manhã, e é muito ventosa.Está virada a leste, nascente.Que tipo de trepadeira se pode dar bem.Goatava de saber também que plantas de dão na marquise que é virada a sul, e da o sol toda a tarde.Obrigada.

  4. Rosa Luna diz:

    Muito interessante as dicas que enviam.
    Estou adorando ficar sabendo , mesmo à distância, pois moro no Brasil, e abro todos os e-mails de vocês.
    Estou indo à Lisboa em julho e espero rever as novidades pessoalmente.
    Um abraço,
    Rosa Luiza Gomes Pangaio de Luna

  5. MARIA JOSE diz:

    TENHO UMA QUITINET A COZINHA E DE 2M X 3 80CM O QUARTO TEM 380X480 QUERO TIRAR 180 DA COZINHA E 180 DO QUARTO E FAZER UMA SALA E 18O X 2M E FAZER UM QUARTO PEQUENO PARA MINHA FILHA FICAREI COM O RESTANTE DO QUARTO, POR FAVOR ME DE DICAS.

  6. Débora Rosa diz:

    nossa gostei muito das ideias obrigada por tudo.

  7. roseli diz:

    Gotei das ideias mas moro em sobrado e gostaria que voces mandassem como aproveitar espaço com por ex:em baixo de escada que os degraus são vazados por favor me ajudem muito obrigada

  8. Doralice diz:

    Gostei muito das dicas! gostaria de saber sobre coqueiros para sala, quais os cuidados que se deve ter para mantê-los sempre verde?

  9. Margarida Cardoso diz:

    Gostei muito das ideias que foram publicadas.
    Gostaria de alertar para o facto de antes de se começarem a derrubar paredes ser aconselhável consultar um técnico.
    É que algumas paredes podem ser estruturais e daí não ser boa idéia removê-las pois os andares de cima podem dar de si e poderem durgir rachas, ou pior.

  10. Margareth Rocha diz:

    Obrigada, vai me ajudar muito

  11. Mayana araújo diz:

    Pretendo ser decoradora .Achei essas ideias muito boas

  12. Patricia diz:

    Olha gostei tanto da dicas que postei no meu blog e indiquei esse site, pois é shou de bola. caso não gostarem que eu postei a matéria é só dizer que cancelarei a postagem. mas todo o conteudo está bem especifico que é de vocês de uma olha lá.

    Um forte abraço

  13. priscila ferreira de souza diz:

    Gostaria de receber dicas de decoraçao de sala pequena usando cores e moveis que combinem com sofa verde…
    obrigada.

  14. Cristina Medronho Carvalho diz:

    Adoro receber estes informes. Muito obrigada. Quando não dá p/ fazer igual, sempre há como adaptar ou servir de inspiração. Aí colocamos nossa imaginação a funcionar. Abraços. Cristina Medronho -Rio- Brasil

  15. Fátima de Oliveira Diniz diz:

    É possível saber qual a marcenaria que executou o projeto da cama encastrada? Aliás, a palavra é novidade para mim. Mto obrigado.

  16. oi como vai ? sou decoradora e adorei seu site parabens…..

  17. oi como vai ? sou decoradora e adorei seu site parabens…..

  18. oi como vai ? sou decoradora e adorei seu site parabens…..

  19. estou num dilema, escolher as cores para o apartamento….. :(

  20. estou num dilema, escolher as cores para o apartamento….. :(

  21. estou num dilema, escolher as cores para o apartamento….. :(

  22. ADOREI ESTE SITE TEM IDEIAS MUITO CRIATIVAS. PARABÉNS

  23. ADOREI ESTE SITE TEM IDEIAS MUITO CRIATIVAS. PARABÉNS

  24. ADOREI ESTE SITE TEM IDEIAS MUITO CRIATIVAS. PARABÉNS

  25. Josiele Priscila Travassos diz:

    muito boas as dicas……..adorei

  26. Josiele Priscila Travassos diz:

    muito boas as dicas……..adorei

  27. Josiele Priscila Travassos diz:

    muito boas as dicas……..adorei

  28. Josiele Priscila Travassos diz:

    muito boas as dicas……..adorei

  29. Estou a reconstruir uma casa rústica, nos Açores, onde pretendo fazer dois quartos de cama (um de casal e outro indivual com espaço para lá colocar uma secretária com computador e internet e, embora já tenha planeado, de grosso modo, a zona de dormir, falta-me e sala de estar (com um sofá-cama ou duas cadeiras, um móvel para televisão e uns quadros na parede e uma mesa para refeições, quando o tempo não permitir comer no exterior (alpendre) Porém, dada a exiguidade de espaço, estou com alguma dificuldade em meter tudo lá dentro.
    A outra dificuldade é o arranjo dos pátios exteriores que, além do grelhador, devem ser em pedra roliça (branca ou cinza) mas gostaria que tb tivesse flores (hortênsias, neste caso)a delimitar os muros, o que dá mais graciosidade.
    Será que me pode dar dicas nestes dois aspectos?
    Antecipadamente grata,
    Eva Bettencourt.

  30. São idéias que nos ajudam ter uma visão melhor como viver dentro de um ambiente pequeno, até por opção de vida ou seja a chamada praticidade

  31. São idéias que nos ajudam ter uma visão melhor como viver dentro de um ambiente pequeno, até por opção de vida ou seja a chamada praticidade

  32. São idéias que nos ajudam ter uma visão melhor como viver dentro de um ambiente pequeno, até por opção de vida ou seja a chamada praticidade

  33. Fabiana Tavares diz:

    …Boooooas dicas!!! Adorei!!! :D

  34. Fabiana Tavares diz:

    …Booooas dicas!!! Adorando essa nova fase da minha vida…ops, noooossa vida!!!! rsrsrs :D

  35. Fabiana Tavares diz:

    …Booooas dicas!!! Adorando essa nova fase da minha vida…ops, noooossa vida!!!! rsrsrs :D

  36. Fabiana Tavares diz:

    …Booooas dicas!!! Adorando essa nova fase da minha vida…ops, noooossa vida!!!! rsrsrs :D

  37. Fabiana Tavares diz:

    …Booooas dicas!!! Adorando essa nova fase da minha vida…ops, noooossa vida!!!! rsrsrs :D

  38. Fabiana Tavares diz:

    …Booooas dicas!!! Adorando essa nova fase da minha vida…ops, noooossa vida!!!! rsrsrs :D

  39. Fabiana Tavares diz:

    …Booooas dicas!!! Adorando essa nova fase da minha vida…ops, noooossa vida!!!! rsrsrs :D

  40. Trio F Rosário diz:

    Muito lindo…. seu apartamento vai ser de muito bom gosto…., vou lá comer uma pizza…rsrs, bjssss

  41. Fabiana Tavares diz:

    …E a Flavinha fazendo a maior bagunçaaaaaaaa!!! Não vejo a hora!!!! rsrsrs :D

  42. Lord Kan diz:

    Pô, teria que ter mais fotos aqui pessoal, nao tem nada de util.

  43. Jessika Paloma diz:

    minha mae ficou doida nao gostou de nada

  44. Jessika Paloma diz:

    minha mae ficou doida nao gostou de nada

  45. Jessika Paloma diz:

    minha mae ficou doida nao gostou de nada

  46. Jessika Paloma diz:

    minha mae ficou doida nao gostou de nada

  47. Maria Nunes diz:

    Agora o que faco?

  48. Martha diz:

    Preciso de ajuda….
    Tenho sala de tv separada,e uma de entrada não sei o que fazer o que colocar nessa sala, é uma missão impossivel, ela tem 2 m² tendo uma porta de entrada de vidro de 1.20, outra passagem de 1m e em outra parede uma passagem de 0,90 cm, sobra apenas uma parede com 2m livres.
    Aguardo anciosa.Obrigada.

  49. Nora arifa diz:

    Parabenizo este site, são expostas tantas idéias, veramente comprimento.

  50. Júlio diz:

    Minha decoração é esconder toda as minhas tralhas embaixo da cama. hehehe

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ideias fantásticas para decorar o seu apartamento pequenoDecorar.blog.br | Decorar.blog.br - [...] vive num apartamento pequeno sabe o quanto é difícil aliar beleza a funcionalidade e espaço. Um apartamento pequeno não [...]

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade