Decoração de Casas Decoração de Cozinhas

Ideias para decorar e organizar a sua cozinha

No artigo de hoje vamos debruçar-nos uma vez mais sobre a decoração da cozinha. A cozinha é uma das divisões da casa mais movimentadas e utilizadas, sendo a área de preparação de refeições e de convívio em família. Por esta razão deve estar sempre bem decorada e organizada, de forma a torna-se numa área agradável, mas também funcional.

Uma cozinha com armários tradicionais, aparelhos demasiado antiquados e cores mónotonas, pode fazer com que a sua cozinha fique desprovida de caráter e interesse. Alterações simples, mas criativas,  podem conferir personalidade a uma cozinha que antes não tinha encanto. Por outro lado, bons sistemas de arrumação e organização podem tornar a cozinha muito mais prática.

Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas ideias fantásticas para decorar e a organizar a sua cozinha.

Tudo à mão na cozinha


Para que a cozinha se torne mais funcional e possibilite que se tenha acesso aos utensílios necessários para cozinhar e levar a cabo todas as actividades que nela ocorrem, é necessário que tudo esteja próximo da área de preparação e sempre à mão. Na imagem seguinte foi colocado um varão com ganchos para organizar canecas ou chávenas. Por cima do varão colocou-se uma prateleira também metálica para organizar a louça e os copos. Os divertidos quadros na parede dão um bonito colorido e mais vida a todo o espaço.

 

Na imagem seguinte aproveitou-se da melhor forma todo o espaço disponível. Algumas das ideias de arrumação e organização são bastante criativas e originais, como é o caso das cestas de vime para guardar utensílios para cozinhar, mas que também servem para guardar alimentos. Aproveitou-se também muito bem o espaço atrás da porta para guardar pequenos objectos culinários no armário reservado para a despensa.

 

 

Se a cozinha for de maiores dimensões pode optar por colocar uma ilha. A ilha deverá ser uma ponto central da cozinha, onde pode preparar comida e até tomar as suas refeições em família. Pense também em adquirir um sistema de suspensão para guardar e manter os tachos e panelas sempre à mão e ao seu alcance. Se possui tachos mais antigos, mas bonitos, esta é também uma boa forma de os expor à vista de todos.

 

 

 

Aproveite também as laterais da ilha para colocar ganchos e varões para toalhas de mão, panos e pegas. Aproveite o interior da ilha para colocar prateleiras onde mais uma vez pode guardar utensílios de cozinha, como tabuleiros, panos e tigelas para a preparação das suas refeições.

 

Se tem uma colecção de pratos antigos ou muito bonitos pode expo-los numa prateleira própria, como a que lhe mostramos na imagem seguinte. Tenha o cuidado de combinar a cor e padrões dos pratos com a decoração existente no espaço, de forma a tornar a divisão mais harmoniosa. Como sugerido acima, opte por adicionar alguns ganchos na parte inferior da prateleira para organizar chávenas e canecas.

 

Mantenha todos os utensílios de cozinha bem guardados e organizados em gavetas e através de eficazes divisórias. Cada utensílio deverá ser guardado e separado de acordo com a sua utilidade, frequência de utilização e função. Este sistema serve também para guardar alguns alimentos de pequenas dimensões, como especiarias ou até chás. Na imagem seguinte pode ver esta nossa dica de decoração e organização com mais detalhe.

 



18 Comentários

  1. Margareth Rocha 16 de Setembro de 2011
  2. Nilofar Manila 16 de Setembro de 2011
  3. Eliane 16 de Setembro de 2011
  4. deize silva 16 de Setembro de 2011
  5. Rosana Dutra 17 de Setembro de 2011
  6. fernando silva costa 17 de Setembro de 2011
  7. Edna Sousa 18 de Setembro de 2011
  8. Solange Denise Adriano 19 de Setembro de 2011
  9. ARLETE VASCO DE SOUSA 19 de Setembro de 2011
  10. Maria Clara Martins Pinheiro 15 de Outubro de 2012
  11. Maria da Assunçao 21 de Outubro de 2012
  12. Sao Pinto 21 de Outubro de 2012
  13. Mary Celi Carvalho 21 de Novembro de 2013
  14. Rosanete-bleicher Bleicher 15 de Dezembro de 2013
  15. Laudiceia Alves Silva 2 de Março de 2014
  16. Laudiceia Alves Silva 2 de Março de 2014
  17. Rosana Barros 2 de Março de 2014
  18. Sao Jorge 25 de Março de 2014

Deixe o seu comentário