Decoração de Banheiros Decoração de Casas Decoração de Cozinhas Decoração de Quartos Decoração de Salas

Ideias para iluminar bem todo o apartamento

Uma iluminação bem conseguida pode conferir maior ambiência e harmonia a um apartamento. O seu apartamento pode ser muito confortável e bem decorado, mas por vezes o tipo de iluminação que tem nem sempre é o mais adequado e em alguns casos até pode ser demasiado monótono. Com as múltiplas opções de iluminação disponíveis actualmente no mercado, é possível escolher formas originais de iluminar o apartamento, por isso neste artigo dizemos-lhe qual a forma mais adequada de escolher e colocar os candeeiros em cada divisão, de forma a criar diferentes atmosferas.

Iluminação adequada


Quando pensar em iluminar determinada divisão do seu apartamento há certos detalhes que deverá ter sempre em conta. Em primeiro lugar deverá avaliar os pontos de luz que vão ser necessários para iluminar o espaço, assim como a sua localização. De preferência opte por colocar, no mínimo, quatro pontos de luz distintos na sala, dois ou três no banheiro e entre três e quatro no quarto e na cozinha.

O próximo passo é decidir qual será o tipo de iluminação mais adequada para a cada divisão. Certifique-se que a divisão tem iluminação geral para iluminar todo o espaço, de ambiente para zonas distintas e pontual para objetos específicos, como é o caso de quadros ou estantes.

Não deve ainda descurar a importância que a decoração do espaço tem na escolha da iluminação correta. O tamanho das divisões e cor das paredes desempenham um papel muito importante na quantidade de candeeiros e respetiva potência das lâmpadas utilizadas. Paredes mais escuras pedem luzes mais brancas e potentes, enquanto uma parede de tons mais claros ou brilhantes, exige uma iluminação mais quente e ténue.

Tente sempre criar harmonia entre os diferentes sistemas de luz, não optando apenas por um único, o que poderia criar zonas de sombra inestéticas na decoração do espaço.

Ilumine bem cada divisão

Espaços de refeição devem ser bem iluminados. Coloque sempre um candeeiro de tecto sobre a mesa, à altura adequada, e candeeiros de apoio, situados no aparador, para ajudar a criar uma luz ambiente discreta e homogénea. Na sala de estar opte por colocar candeeiros nos lados do televisor, de forma a evitar contrastes e reflexos. Escolha candeeiros com regulador, que lhe vão permitir alterar a intensidade da luz conforme a situação, criando desta forma diferentes atmosferas.

 

 

Para as zonas de leitura opte sempre por escolher iluminação indicada para a função a ser desempenhada. Opte por um candeeiro de pé que proporcione uma luz suave e quente, mas sem encadear.

 

Numa zona de trabalho deverá optar por luz direta e funcional. Escolha um candeeiro que ilumine de forma direta e potente, de preferência articulado, que permita direcionar a luz para o onde é necessário. Evite colocar um candeeiro de tecto mesmo por cima de si, pois iluminam pouco e provocam sombras. Para as lâmpadas opte sempre por coloração luz-dia, pois cansam menos a vista e não alteram as cores.

 

 

Em zonas de arrumação como estantes e armários opte por apliques para acentuar detalhes. Os apliques proporcionam luz pontual para se verem bem os objetos expostos, além de proporcionarem uma luz ambiente quente e decorativa.

 

No quarto tente criar um ambiente relaxante que convide ao descanso. Combine luzes baixas nas mesinhas de cabeceira, como candeeiros com abajures bastante fechados que são mais cómodos para ler, com focos no tecto para luz geral. Ilumine bem o armário com focos direcionais e apliques.

 

No banheiro o número ideal de focos para a luz geral varia conforme a dimensão da divisão, mas este devem estar sempre situados no tecto. Lembre-se de iluminar o espelho com uma luz brilhante e limpa, de lado ou por cima deste. Os sistemas de iluminação devem ser estanques, evitando desta forma acidentes devido à humidade.

 

 

Iluminar o apartamento é uma tarefa simples e que pode mudar por completo toda a atmosfera da decoração. Escolha os candeeiros conforme a função e necessidades do espaço para uma iluminação harmoniosa e relaxante.



2 Comentários

  1. Alice Berenguel 15 de Junho de 2011
  2. Maanu 27 de Outubro de 2011

Deixe o seu comentário

Nome : Email :