Decoração com Tapetes Limpeza de Carpetes

Limpeza de tapetes de sisal

Um tapete de sisal pode ser um elemento decorativo muito bonito para qualquer divisão da casa, mas requer cuidados específicos para manter a sua aparência original. Estes tapetes” amigos do ambiente”, são confecionados com fibras naturais a partir das folhas da planta Agave Sisalana, uma espécie de cacto que cresce em zonas semi-áridas. As fibras extraídas das folhas de sisal são utilizadas principalmente na confecção de tapetes, misturadas geralmente com lã e acrílico para que se tornem mais macios.

Cuidados a ter com tapetes de sisal


Embora sejam tapetes muito resistentes e duráveis, as suas fibras naturais não são imunes a água e humidade. Por esta razão deve evitar-se que se encontrem em zonas da casa em que persista o contato com humidades, como é o caso de cozinhas e banheiros. Apenas um pouco de humidade pode destruir por completo a integridade das fibras do tapete, sendo por isso fundamental que tenha este pormenor em conta quando decide a localização do tapete.

Como as fibras são naturais torna-se fundamental proceder a uma correta limpeza de tapetes de sisal e eliminar qualquer nódoa assim que o tapete fica sujo. Uma rápida e eficaz limpeza evita que as fibras absorvam as nódoas e humidade, que causam distorção no padrão e que podem levar as fibras e o próprio tapete a encolher.

O tapete de sisal deve ser colocado num lugar seco e longe de possíveis acidentes. Deve também evitar colocar o tapete no exterior, sob luz direta do sol, o que poderá contribuir para que se desgaste e rasgue mais facilmente. Se pretende colocar um tapete de sisal numa área muito movimentada da casa, opte por um tapete de sisal de fibras sintéticas. Muitas réplicas assemelham-se muito a um tapete natural e são mais fáceis de limpar e manter.

Durante a limpeza de tapetes de sisal tenha cuidado ao usar produtos para remoção de nódoas. Prefira sempre produtos específicos para limpeza deste tipo de tapetes e não um produto de limpeza generalizado. Produtos para limpeza de tapetes regulares podem manchar ainda mais  o tapete, acabando por se tornar numa situação irremediável. Alguns produtos podem efectivamente remover a nódoa, mas o resultado é a remoção da cor do próprio tapete também. Leia atentamente o rótulo e teste sempre o produto numa zona menos visível ou mais pequena do tapete.

Limpeza regular

A melhor forma de manter um tapete de sisal limpo e livre de nódoas é uma aspiração regular. Tapetes de sisal precisam de ser aspirados pelo menos uma vez por semana e caso tenha animais ou crianças a limpeza deve ser ainda mais regular, a fim de evitar acumulação de pelos e poeiras.

Aspire regularmente, de preferência de ambos os lados do tapete. O fato de serem feitos com fibras naturais, significa que têm diversas camadas, o que facilita que o pó se fixe no meio delas. Por esta razão é importante a aspiração regular. Aspire primeiro com a escova e posteriormente apenas com o tubo, de forma a que a pressão e a sucção sejam mais fortes e possibilitem eliminar as poeiras mais persistentes.

Acima de tudo evite lava-los, porque como já foi referido este tipo de tapetes não é lavável como os tapetes convencionais. Caso tenha de eliminar uma nódoa faça-o assim que esta cai no tapete e evite usar grande quantidade de líquido para a limpar, oucorre o risco de manchar ainda mais o tapete.

Use um pano seco ou um pouco de papel de cozinha para absorver a maior quantidade de líquido da zona afetada. A seguir faça uma mistura com água, um pouco de sabão neutro e vinagre. Humedeça uma esponja no líquido preparado e aplique-a na nódoa esfregando muito suavemente. Em seguida utilize um pano limpo para absorver o líquido e deixe secar.

Se a nódoa já estiver ressequida a melhor forma de limpeza do tapete de sisal é raspando com um objeto de metal afiado, como uma faca ou tesoura. No entanto, tenha cuidado para não arrancar ou desfazer as delicadas fibras naturais do tapete. De seguida use um pano e produto específico para limpeza a seco de tapetes e deixe a sujidade dissolver. Limpe com um pano e deixe secar. A limpeza de tapetes de sisal é sobretudo preventiva, mas quando o inevitável acontece basta seguir algumas orientações.



8 Comentários

  1. Sinéa Rocha Lucia 28 de Outubro de 2012
  2. Jose Gomes 13 de Novembro de 2012
  3. Eliana Barbosa 8 de Janeiro de 2014
  4. Margarida Silva 3 de Fevereiro de 2014
  5. Silvia Dutra 6 de Agosto de 2014
  6. Daniele Amorim 2 de Agosto de 2016
  7. Faride Cruz 4 de Agosto de 2016
  8. Laiz 30 de Outubro de 2016

Deixe o seu comentário

Nome : Email :