Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Limpeza de tapetes e carpetes

Por vezes o aspecto gasto e desbotado das cores em tapetes e carpetes nada mais é que um acumular de poeiras e sujidade na superfície, causadas pelo uso e passagem frequente. Este pormenor pode ser alterado e reversível através de uma simples limpeza de tapetes e carpetes eficaz e manutenção regular. Alguns tapetes e carpetes têm a tendência de acumular ainda mais  sujidade quando estão sujos, contribuindo para o seu continuo desgaste.

Localização


A melhor opção para manter controlada a sujidade e acumulação de poeiras em tapetes é coloca-los num lugar da casa bastante ventilado. A ausência de janelas vai contribuir certamente para que o tapete fique rapidamente sujo. Por outro lado, um local de exposição mais ventilado torna possível evitar também a proliferação de microrganismos, muitas vezes responsáveis por alergias.

Limpeza frequente

Se pretende manter vivas as cores dos seus tapetes e carpetes então deverá limpa-los frequentemente. Embora uma limpeza diária seja o mais aconselhável, a tarefa nem sempre se torna possível devido ao ritmo de vida actual. Para se  manter a beleza original das carpetes, estas devem ser aspiradas, no mínimo, uma vez por semana. Caso a carpete esteja localizada num zona de grande passagem, ou caso existam animais na habitação, a limpeza deverá ser mais regular. Para combater odores que possam fixar-se nas fibras pode acrescentar bicarbonato de sódio ao saco do aspirador.

Os tapetes exigem uma limpeza ainda mais frequente. Se forem de tamanho mais reduzido, pode optar por sacudi-los diariamente, para remover poeiras acumuladas, caso não disponha do tempo necessário para uma aspiração diária, ou varre-los com alguma minúcia e cuidado.

Remoção de nódoas e líquidos

Mais tarde ou mais cedo a desgraça acontece e uma nódoa aparece nos belos tapetes e carpetes da habitação. Mas não é preciso entrar em pânico. Sempre que um líquido cair no tapete, a primeira coisa a fazer é pegar num papel ou pano de limpeza e tentar absorver a maior quantidade de líquido possível. No entanto, deve evitar esfregar ou vai espalhar ainda mais a mancha, acabando por piorar a situação, que pode acabar por se tornar irremediável. Termine a operação com água e algumas gotas de detergente neutro, finalizando com um pano limpo. Por vezes pode ser necessário repetir o procedimento. Depois de seco escove delicadamente os fibras da zona tratada. A mancha deverá ser limpa ainda húmida, pois quando estiver seca a sua remoção torna-se ainda mais difícil e o uso de um tira-nódoas químico poderá ser a única solução.

Caso a nódoa tenha sido formada por um material sólido, não líquido, deverá remover o excesso com uma colher, evitando a absorção da sujidade pelas fibras do tapete e da carpete. Só depois de ter sido removida a maior parte da sujidade, sempre de fora para dentro, é que deve utilizar um tira nódoas apropriado.

Produtos de limpeza caseiros

O vinagre é um excelente agente de limpeza geral para carpetes e carpetes. Faça uma mistura de proporções iguais de vinagre e água, humedeça um pano no líquido caseiro e passe com delicadeza pela superfície do tapete ou da carpete, tendo o cuidado de que seque antes de nova utilização.

O sal controla eficazmente nódoas de vinho tinto num tapete. Limpe a área a ser tratada, absorvendo a maior quantidade possível de líquido, mas sem esfregar. Após este processo, salpique a mancha com um pouco de sal de cozinha e deixe actuar cerca de 15 minutos. Depois de o sal ter absorvido o restante vinho, limpe a mancha rosa que permanece na carpete com água e vinagre (1/3 de chávena de vinagre para 2/3 de chávena de água). Outra solução caseira eficaz para limpeza de tapetes e carpetes, mais concretamente manchas de vinho tinto é usar vinho branco.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :