Decoração de Casas

Papel de parede: dicas e truques para a sua instalação

O papel de parede tem vindo a ganhar enorme popularidade, na decoração das nossas casas nos últimos anos. Desde os anos 70 que não houve tanto interesse em papel de parede de padrões gráficos e tão arrojados.

Por ser mais rico que uma simples pintura, dá uma nova dimensão à decoração de qualquer divisão, disfarçando, inclusive, uma parede pouco uniforme ou até mesmo bastante danificada.

Disponível nas mais diversas cores, padrões e texturas, alguns são laváveis e outros próprios para divisões específicas da casa, como é o caso do banheiro e da cozinha. Em alguns casos, o papel de parede pode, inclusive, ser personalizado de acordo com os gostos e preferências de quem o adquire.

Neste artigo vamos mostrar-lhe como é simples aplicar papel de parede.

Ferramentas necessárias para a instalação


Colocar o papel de parede sozinha ou com a ajuda de outra pessoa é uma tarefa mais simples do que à primeira vista pode parecer. Para além da sua fácil aplicação, o papel de parede é também uma excelente forma de renovar a decoração de uma casa, podendo ser facilmente substituído conforme as novas tendências.

Para a sua correcta instalação vai precisar de adquirir as seguintes ferramentas numa loja de bricolage:

  • Fita métrica e fio-de-prumo;
  • Cola de papel de parede;
  • Rolo ou pincel de pêlo duro;
  • Escova
  • Mesa e escadote;
  • Lápis, tesoura ou x-acto e régua.

Preparação da parede

Antes de proceder à instalação do papel de parede é necessário primeiro verificar as condições das paredes da casa. Estas precisam de ser lisas, sem sinais de bolor ou fendas. Pode ser necessário lavar muito bem as paredes antes da colocação do papel, deixar secar e aplicar uma massa para as tornar mais lisas. Os iniciantes deverão usar papel de parede “ingrain” ou TNT, visto que, com estes, as pequenas imprecisões são fáceis de disfarçar.

Tenha também o cuidado de desligar a electricidade antes de colocar o papel na parede e de forrar o chão com plásticos próprios, à venda nas lojas de bricolage, para proteger o chão de manchas de cola ou qualquer outro acidente que o possa danificar irremediavelmente.

Colocação do papel de parede

Em primeiro lugar calcule o número de rolos de papel de parede necessários para a instalação. Adquira sempre um pouco mais do pensa vir a necessário para forrar todas as paredes, de forma a poder fazer face a emendas de pequenos acidentes que possam ocorrer.
Depois de ter feito a preparação da parede, estenda o papel de parede na sua superfície de trabalho, a mesa por exemplo, e corte as tiras de papel. Acrescente aproximadamente dez centímetros ao comprimento de tira necessário. Para poupar tempo, utilize a primeira tira como modelo para todas as restantes.

 

De seguida prepare a cola de acordo com as instruções do fabricante no rótulo da embalagem e dê algum tempo para que esta engrosse um pouco. Coloque as tiras de papel com a parte de trás virada para cima na mesa e depois pincele em abundância e de forma uniforme, do meio para as extremidades. Deixe o papel de parede absorver a cola pelo tempo recomendado pelo fabricante.

 

 

Antes de aplicar a primeira tira de papel de parede, utilize um fio-de-prumo (ou  um nível de bolha de ar ou um ‌laser de linhas cruzadas) para o ajudar a alinhar o papel e, dessa forma, evitar um resultado final inclinado em paredes irregulares. Pressione cuidadosamente o papel de parede e alise-o com uma escova, do centro até às extremidades. Aplique as próximas tiras umas juntas às outras.

 

Com ajuda de uma régua e de um x-acto faça os remates finais, cortando as tiras superiores de papel em excesso. Tenha o cuidado de fazer este corte rente ao tecto. Na zona do rodapé, corte o papel de parede com uma margem de 0,5 centímetros e empurre essa margem para dentro do rodapé.



19 Comentários

  1. Manuel Barbosa 15 de Setembro de 2011
  2. Juvita 15 de Setembro de 2011
    • Manuel Barbosa 16 de Setembro de 2011
  3. Manuel Barbosa 16 de Setembro de 2011
  4. pedro sousa 20 de Setembro de 2011
  5. leonardo 5 de Outubro de 2011
  6. Sonia Pinto 15 de Novembro de 2011
    • Romildo 22 de Maio de 2015
  7. Junior Papelparede Delavi 3 de Fevereiro de 2012
  8. Junior Papelparede Delavi 21 de Fevereiro de 2012
  9. Eveline Ribeiro 27 de Fevereiro de 2012
  10. Néia Bravo 15 de Março de 2012
  11. Walmir Correa 23 de Janeiro de 2014
  12. Junior Papelparede Delavi 26 de Junho de 2014
  13. Ed Sants 4 de Maio de 2015
  14. NILZA DE SOUZA GUAZI ANTUNES 1 de Fevereiro de 2017

Deixe o seu comentário

Nome : Email :