Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Papel de parede: dicas e truques para a sua instalação

O papel de parede tem vindo a ganhar enorme popularidade, na decoração das nossas casas nos últimos anos. Desde os anos 70 que não houve tanto interesse em papel de parede de padrões gráficos e tão arrojados.

Por ser mais rico que uma simples pintura, dá uma nova dimensão à decoração de qualquer divisão, disfarçando, inclusive, uma parede pouco uniforme ou até mesmo bastante danificada.

Disponível nas mais diversas cores, padrões e texturas, alguns são laváveis e outros próprios para divisões específicas da casa, como é o caso do banheiro e da cozinha. Em alguns casos, o papel de parede pode, inclusive, ser personalizado de acordo com os gostos e preferências de quem o adquire.

Neste artigo vamos mostrar-lhe como é simples aplicar papel de parede.

Ferramentas necessárias para a instalação

Colocar o papel de parede sozinha ou com a ajuda de outra pessoa é uma tarefa mais simples do que à primeira vista pode parecer. Para além da sua fácil aplicação, o papel de parede é também uma excelente forma de renovar a decoração de uma casa, podendo ser facilmente substituído conforme as novas tendências.

Para a sua correcta instalação vai precisar de adquirir as seguintes ferramentas numa loja de bricolage:

  • Fita métrica e fio-de-prumo;
  • Cola de papel de parede;
  • Rolo ou pincel de pêlo duro;
  • Escova
  • Mesa e escadote;
  • Lápis, tesoura ou x-acto e régua.

Preparação da parede

Antes de proceder à instalação do papel de parede é necessário primeiro verificar as condições das paredes da casa. Estas precisam de ser lisas, sem sinais de bolor ou fendas. Pode ser necessário lavar muito bem as paredes antes da colocação do papel, deixar secar e aplicar uma massa para as tornar mais lisas. Os iniciantes deverão usar papel de parede “ingrain” ou TNT, visto que, com estes, as pequenas imprecisões são fáceis de disfarçar.

Tenha também o cuidado de desligar a electricidade antes de colocar o papel na parede e de forrar o chão com plásticos próprios, à venda nas lojas de bricolage, para proteger o chão de manchas de cola ou qualquer outro acidente que o possa danificar irremediavelmente.

Colocação do papel de parede

Em primeiro lugar calcule o número de rolos de papel de parede necessários para a instalação. Adquira sempre um pouco mais do pensa vir a necessário para forrar todas as paredes, de forma a poder fazer face a emendas de pequenos acidentes que possam ocorrer.
Depois de ter feito a preparação da parede, estenda o papel de parede na sua superfície de trabalho, a mesa por exemplo, e corte as tiras de papel. Acrescente aproximadamente dez centímetros ao comprimento de tira necessário. Para poupar tempo, utilize a primeira tira como modelo para todas as restantes.

 

De seguida prepare a cola de acordo com as instruções do fabricante no rótulo da embalagem e dê algum tempo para que esta engrosse um pouco. Coloque as tiras de papel com a parte de trás virada para cima na mesa e depois pincele em abundância e de forma uniforme, do meio para as extremidades. Deixe o papel de parede absorver a cola pelo tempo recomendado pelo fabricante.

 

 

Antes de aplicar a primeira tira de papel de parede, utilize um fio-de-prumo (ou  um nível de bolha de ar ou um ‌laser de linhas cruzadas) para o ajudar a alinhar o papel e, dessa forma, evitar um resultado final inclinado em paredes irregulares. Pressione cuidadosamente o papel de parede e alise-o com uma escova, do centro até às extremidades. Aplique as próximas tiras umas juntas às outras.

 

Com ajuda de uma régua e de um x-acto faça os remates finais, cortando as tiras superiores de papel em excesso. Tenha o cuidado de fazer este corte rente ao tecto. Na zona do rodapé, corte o papel de parede com uma margem de 0,5 centímetros e empurre essa margem para dentro do rodapé.

Papel de parede: dicas e truques para a sua instalação
Inserido nas categorias Decoração de Casas

Etiquetas: , , ,

Publicado por: em 14 Setembro, 2011

15 Comentários a “Papel de parede: dicas e truques para a sua instalação”

  1. Manuel Barbosa diz:
    Quais são as colas mais indicadas para impregnar a parede e para colocar no papel?

    Já agora, nomes e aonde se encontram as lojas que comercializam essas colas?

    Obrigado.

  2. Juvita diz:
    Onde encontrar este tipo de parede em Recife
  3. Manuel Barbosa diz:
    Obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos.
  4. olha poderia me judar
    tenho um quarto em vengue
    e a cama e com abisera em pele vermelha
    qual cor seria adequada para este quarto
    obrigada
  5. Sonia Pinto diz:
    boa tarde
    o quarto do meu filho tem um roupeiro embutido em madeira muito escura; disseram-me que é possível colar papel de parede nele; é verdade? quais os procedimentos e materias a usar?
    agradeço a v/resposta
  6. papel de parede é um acabamento caro! mais a longo prazo compensa, e por isso tem que ser aplicado por um profissional, papel de parede jkl, "busque direto no google imagens "instalador de papel de parede em foz" lá tem fotos de instalacoes feitas por mim(todas as fotos que estao no meu blog são instalacoes feitas por mim) obrigado.
  7. fica lindo já fiz com tecido.
  8. Olá, Qual a preparação ideal ´para uma parede que no inverno fica úmida e já chegou até criar bolor? Moro num apartamento e tenho esse pequeno probleminha. Gostaria muuuito de colocar um papel nessa parede. Obrigada pela atenção.
  9. Dizer que pessoas leigas consegue colocar papéis de parede ou tecidos, chega a ser um crime! É preciso ter conhecimento téc. de cada tipo de produto; além de saber identificar se a tinta têm a resistência necessária,e,se a parede é própria para receber revestimentos. Não estrague seu produto! Somente um profissional é capaz de realizar este serviço.Abraços! Walmir Corrêa, profissional especializado em revestimentos para chão e paredes há 43 anos, atendendo na sona sul do Rio de Janeiro.
  10. Quer diser que a experiencia que levei mais de 20 anos pra adquirir voces resumem em uma notinha? Que tudo que aprendi pra voces nao passa de uma destraçao?Legal! Parabens!!

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade