Decoração de Casas

Piso cerâmico: vantagens e desvantagens

Ter uma casa nossa é um sonho tornado realidade. No entanto, vai exigir muito de si para mantê-la bem decorada e nas melhores condições.

Um aspecto muito importante da decoração da casa e que pode, eventualmente, poder vir a ser mais caro, especialmente se tiver que ser substituído, é o piso. No entanto, no mercado existem uma enorme variedade de de diversos tipos de piso para todas as bolsas e gostas, entre eles o piso cerâmico, conhecido pela sua durabilidade e preço acessível.

O piso cerâmico tem vindo a ganhar popularidade na decoração de casas nos últimos anos. Estão disponíveis numa enorme gama de tamanhos e cores, assim como diferentes qualidades e preços.

Muito económico, o piso cerâmico é sem dúvida um dos pisos mais versáteis, podendo ser utilizado em qualquer divisão da casa. Entre as principais razões pelas quais as pessoas preferem o piso cerâmico também está o facto de serem muito fáceis de limpar e manter impecáveis.

Como acontece com qualquer tipo de piso, também o piso cerâmico tem as suas vantagens e desvantagens. Fique a conhecer algumas delas:

Vantagens do piso cerâmico


Existem inúmeras vantagens que nos levam a optar por usar piso cerâmico na decoração das nossas casas:

  • Durabilidade – O piso cerâmico é muito mais durável que outro tipo de pisos. É também muito resistente à água e bactérias, sendo por isso uma boa opção para quem sofra de problemas respiratórios ou alergias. Devidamente instalado, o piso de cerâmica por durar por 20 anos ou até mais.
  • Variedade de modelos – O piso cerâmico pode ser encontrado em diversas cores, desde as mais vibrantes aos tons mais sóbrios. Alguns modelos de pisos cerâmicos apresentam também textura ou imitam, inclusive, pisos considerados mais nobres, como madeira ou mármore. Como este tipo de piso é vendido à peça, é possível criar padrões elegantes ou mais originais, dependendo da forma como são dispostas as telhas no chão.
  • Isolamento – Em climas mais secos e quentes, o piso cerâmico ajuda a manter a temperatura ambiente mais fresca.
  • Preço -Uma vez que o piso cerâmico é mais durável, o seu valor é considerado um bom investimento face a outros tipos de piso mais caros.
  • Instalação – A própria de instalação também fica mais económica, sendo também muito simples de ser feita. A superfície deve estar limpa e seca antes da telha ser colocada no chão e rebocada. Se possuir os conhecimentos necessários pode, inclusive, instalar facilmente este piso sozinho, ou então contratar uma empresa e profissionais especializados na sua instalação.
  • Fácil manutenção – Este tipo de piso tem uma manutenção muito simples, para além de ser muito fácil de limpar. Para o manter bonito e nas melhores condições basta simplesmente varrer o chão, limpando de seguida com uma esfregona húmida e um pouco de detergente doméstico suave.

Desvantagens do piso cerâmico

Seguem-se as desvantagens:

  • Isolamento – Embora o piso cerâmico seja ideal para climas mais quentes, visto dar frescura ao ambiente, em climas mais frios pode tornar-se demasiado gelado quando em contacto com os pés.
  • Escorregadio – Quando molhado este tipo de piso pode levar a quedas e fracturas, uma vez que se torna muito escorregadio. É por isso aconselhável que esteja bem seco antes de alguém o pisar.
  • Delicado – Durante a sua instalação o piso cerâmico pode ser muito delicado, podendo  inclusive partir-se com alguma facilidade, quando não são tidos todos os cuidados necessários para a sua correcta colocação no chão.
  • Superfície dura – Ao contrário de outro tipo de pisos, como o piso em carpete, o piso cerâmico apresenta uma superfície muito dura. Em casas com crianças pequenas é aconselhável que se utilize tapetes nas zonas de maior passagem e brincadeiras, para que exista um superfície mais fofa no caso de quedas.



2 Comentários

  1. Fabio 1 de Setembro de 2011
    • Marluce 4 de Maio de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :