Decoração de Casas

Piso em carpete: vantagens e desvantagens

No seguimento do nosso último artigo acerca de piso de madeira, vamos continuar a falar de outro tipo de pisos possíveis de usar na decoração de apartamentos. Desta vez iremos debruçar-nos sobre o piso em carpete, conhecido por conferir maior conforto a qualquer divisão, assim como pela sua capacidade de tornar o ambiente mais quente e acolhedor.

As carpetes são fixadas ao rodapé, ou seja, ocupam toda a área da divisão onde forem colocadas e são uma das formas mais fáceis de decorar ou renovar qualquer divisão da sua casa. O piso em carpete é fabricado em diversas cores, texturas e materiais, no entanto, têm vindo a  tornar-se num elemento decorativo menos popular nos últimos anos, face a outros tipos de piso, como é o caso do piso de madeira ou o piso cerâmico.

Antes de comprar uma carpete deve ter em conta alguns critérios importantes. Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas das vantagens e desvantagens do piso em carpete.

Tipos de carpete


As carpetes proporcionam aquecimento e proteção a um piso que seria mais frio, para além de darem um bonito toque de cor a um ambiente mais sóbrio. Consoante o tipo de fibra com que são feitas apresentam diferentes benefícios ou desvantagens. Carpete de fibras mais fortes e resistentes adapta-se melhor a locais de maior passagem de pessoas, enquanto fibras mais luxuosas combinam na perfeição com ambientes mais elegantes.

Alguns tipos de materiais:

  • Carpetes de lã – Embora mais caras são uma excelente opção para ambientes mais luxuosos e confortáveis. Possuem longa durabilidade e repelem humidades. Não são aconselháveis em zonas onde possam sofrer nódoas, como cozinhas ou zonas de refeição, devido à  manutenção com produtos químicos poder vir a danificar as fibras.
  • Carpetes de nylon – Muito populares as carpetes de nylon são uma excelente opção se pretende conforto aliado a uma fácil manutenção. São muito duráveis e resistentes a nódoas e sujidades. São ideais para zonas muito movimentadas, mas sem humidade, como corredores, escadas e salas de estar.
  • Carpetes de polyester – Proporcionam o mesmo conforto que as carpetes de nylon. Apesar de terem bastante resistência a nódoas são no entanto propícias a atrair poeiras, não sendo por isso aconselhadas para zonas com bastante uso.

 


Vantagens do piso em carpete

  • Segurança – Em primeiro lugar, uma carpete é mais segura para andar. A sua superfície macia e acolchoada não só reduz o impacto de uma queda, mas também a probabilidade desta acontecer. Um piso em carpete é anti-derrapante, o que significa que é mais difícil de escorregar e cair.
  • Ruído -Piso de madeira ou laminados podem ser bastante ruidosos. A carpete, por seu lado, abafa o ruído e reduz os ecos de três formas: absorve o impacto da passagem de pessoas, absorve os sons da sala e ecos e, finalmente, também evita que o som se propague entre andares.
  • Isolamento -A carpete também é uma boa forma de isolamento para a casa, mantendo uma temperatura mais agradável em todo o ambiente.
  • Limpeza – A maioria das carpetes feitas, hoje em dia, têm maior resistência a nódoas e são muito fáceis de limpar. Com um simples pano húmido e uma boa aspiração é possível eliminar sujidades e poeiras. O piso em carpete é bastante recomendado por alguns especialistas, que alegam que o facto do pó e impurezas ficarem retidos nas carpetes irá proporcionar uma melhor qualidade do ar respirável, uma vez que estamos em menor contacto com os agentes nocivos.


1 comentário

  1. Fernando Pinho 2 de Setembro de 2011

Deixe o seu comentário

Nome : Email :