Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas fáceis de cuidar e manter em apartamentos

Independentemente do tamanho ou estilo de decoração de um apartamento, as plantas são um elemento decorativo bastante económico, capaz de dar mais vida e alegria a qualquer espaço. Algumas plantas são mais indicadas para manter e cuidar em apartamentos do que outras, sendo por isso essencial que escolha bem o tipo de planta ideal para este tipo de habitações.

A escolha pela planta mais adequada deve ter em conta alguns critérios importantes como a iluminação do espaço, a temperatura ambiente e a presença ou não de animais e crianças, visto algumas das espécies mais populares serem bastante tóxicas.

Neste artigo vamos indicar-lhe algumas espécies de plantas fáceis de cuidar e perfeitas para manter em apartamentos de todos os tamanhos.

Nephrolepis exaltata ou Feto-espada


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem todos os fetos são delicados e murcham facilmente. O feto-espada, por exemplo, é uma planta muito resistente, aguentando bem períodos de seca, ar seco e solo pobre em nutrientes. Aguenta mesmo algumas horas de sol directo. Contudo, como acontece com qualquer tipo de planta, também o feto-espada tem necessidade de alguns cuidados essenciais para manter a sua beleza, ou corre o risco das suas folhas começarem a ficar acastanhadas e até da planta morrer prematuramente.

Tudo o que esta planta necessita é de bastante luz, ainda que não direta e regas frequentes, mas deixando o solo secar ligeiramente entre regas. É também boa ideia que a pulverize com água uma ou duas vezes por dia. A adubação deverá ser feita de 15 em 15 dias, com recurso a adubo líquido que adiciona à água das regas.

 

Dracaenas

A Dracaena é uma planta muito popular e também muito resistente. Sobrevive a condições mais extremas com níveis de luz muito baixos e aguenta bem ar seco e períodos sem rega. É ideal para zonas do apartamento menos iluminadas, mas não se desenvolve na total ausência de luz. Se a quer manter nas melhores condições possíveis, de forma a que se desenvolva saudável e bonita, deve proporcionar-lhe muita luz, não direta, rega moderada, deixando secar a camada superficial antes de regar de novo e pulverização diária com água.

 

 

 

Monstera deliciosa ou Costela-de-Adão

Como acontece com as Dracaenas, também estas plantas são muito resistentes, com a vantagem de não perder algumas das suas folhas em ambientes extremamente secos ou por falta de rega. Não é no entanto, a planta mais indicada para apartamentos mais pequenos, uma vez que pode atingir um tamanho considerável, o que faz com que precisem de bastante espaço para crescerem e de vasos de maiores dimensões.

 

 

 

Sanseveria trifasciata ou Língua-da-sogra

Provavelmente uma das plantas mais resistentes para manter num apartamento. Aguenta bem alguma negligência e condições extremas como sol direto durante várias horas por dia, falta de luz, falta de água ou até solo pobre e com poucos nutrientes. Se dispõe de pouco tempo para dedicar às suas plantas, então a Língua-da-sogra é a planta ideal para decorar o seu apartamento.

 

 

 



6 Comentários

  1. Emília Neves 21 de Novembro de 2011
  2. sandra madeira 1 de Dezembro de 2011
  3. Cristina Medronho Carvalho 12 de Maio de 2012
  4. Tania Mendes 12 de Fevereiro de 2013
  5. Luzimar Barbosa Brasao 27 de Julho de 2013
  6. Sara Redgrave 20 de Fevereiro de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :