Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: a Dieffenbachia

A Dieffenbachia é uma das plantas mais utilizadas na decoração de apartamentos. Uma das razões para esta popularidade reside no facto do seu cultivo ser muito simples. Para além disso, precisa de apenas alguns cuidados essenciais para manter a sua beleza e saúde.

Apesar da sua beleza, esta planta tem uma seiva tóxica, não sendo por isso a mais indicada para decorar apartamentos onde haja crianças ou animais e que facilmente a podem colocar na boca nas suas brincadeiras. Por outro lado, se este não é o seu caso, esta planta é também conhecida por causar alguns benefícios importantes como a purificação do ar da divisão onde se encontra.

Origem e características da Dieffenbachia


Existem diversas espécies de Dieffenbachia, cada uma delas com as suas características distintas. Em comum têm o facto de ser uma planta tropical perene, da família das Aráceas, proveniente das selvas virgens da América Central e da América do Sul, em especial do Brasil, onde também é conhecida como “comigo-ninguém-pode”.

O seu nome tem origem no botânico austríaco Dieffenbach, que estava responsável por manter a beleza dos jardins de Schöndrunn, mais popularmente conhecido como o palácio favorito da princesa Sissi.

É uma planta que facilmente atinge os 20 a 50 cm de altura, com folhas grandes de tonalidade verde-escura e salpicadas de manchas brancas de diferentes tamanhos. Caso esteja a pensar em adquirir uma destas plantas, tenha o cuidado de verificar se as suas folhas estão saudáveis e brilhantes. Outros factores que deverá ter em consideração para saber se a planta é saudável é verificar se as suas folhas estão bem distribuídas por todo o tronco e se as suas raízes são brancas.

Cuidados essenciais a ter com a Dieffenbachia

Como acontece com outras variedades de plantas, também a Dieffenbachia necessita de alguns cuidados essenciais para se manter bonita durante todo o ano e sempre saudável. Destacamos alguns:

  • A Dieffenbachia é uma planta que gosta de luz de média intensidade. Por isso coloque-a num lugar bem iluminado do apartamento, mas resguardada da luz solar directa, pois esta queima as suas folhas. Deve também ter o cuidado de não a colocar onde existam correntes de ar e aquecimento excessivo.
  • A temperatura ideal para esta planta situa-se entre os 21º C e os 26º C. Com temperaturas abaixo dos 10º C começa a perder as suas bonitas folhas.
  • É aconselhável que deixe a superfície do solo secar entre regas. A rega deve ser feita a cada dez dias, entre abril e outubro. Nos meses mais quentes do Verão, opte por rega-la duas ou três vezes por semana. Convém também borrifá-la frequentemente com água, mas não muito fria. De preferência utilize água da chuva para efetuar as regas e para a pulverizar.
  • O substrato mais indicado para a Dieffenbachia deve drenar bem e com pH ligeiramente ácido. Poderá consegui-lo facilmente com uma mistura de turfa e cascas.
  • Em relação à adubação, esta deverá ser intensificada nos períodos de crescimento da planta, ou seja, na primavera e verão. Dilua o adubo na água da rega a cada 15 dias para um desenvolvimento mais saudável.


3 Comentários

  1. Cristina Medronho Carvalho 31 de Outubro de 2011
  2. Malvina Caxias 2 de Fevereiro de 2014
  3. J. Mata 9 de Abril de 2017

Deixe o seu comentário

Nome : Email :