Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: begónia

A begónia é mais uma das excelentes plantas que pode manter no interior do seu apartamento ou plantar no seu jardim. São plantas muito populares e bonitas, existindo cerca de mil e quatrocentas espécies de begónias em todo o mundo. Quase todas são fáceis de cultivar, quer dentro de casa, quer em jardins no Verão.

Possuem folhas atrativas e, algumas espécies, apresentam flores coloridas, que variam do branco ao vermelho. Devido a esta enorme variedade de cores são ideais para utilizar na decoração de apartamentos.

Como qualquer planta, as begónias exigem cuidados especiais para se manterem bonitas e saudáveis. De seguida damos-lhe algumas dicas de como cuidar destas plantas em vaso e o que fazer para que as suas flores durem mais.

Origem


As begónias são plantas nativas de regiões tropicais, principalmente da América. As espécies mais comuns à venda e para o cultivo em vasos são: Begónia sarmentosa (Begonia sarmentacea), Begónia de folha (Begonia x sementacea) e Begónia olmo (Begonia ulmifolia) ou prateada (Begonia venosa). Para canteiros anuais recomenda-se a Begónia- cerosa (Begonia semperflorens).

 

 

Características e cuidados essenciais

Existem três grupos de begónias: as begónias tuberosas, as de raízes fibrosas e as de rizoma (caule subterrâneo do qual brotam as folhas e flores). Quase todas as begónias pegam de estaca. As begónias de rizoma pegam por divisão dos rizomas. Algumas, como a Begónia rex, muito apreciada pelas folhas multicores, pegam por estaca de folhas. A Begónia semperflorens, com as suas flores brancas, róseas ou vermelhas, pode ser semeada.

Alguns cuidados essenciais são necessários para manter este tipo de plantas sempre bonitas e nas melhores condições. Destacamos os seguintes:

  • Em relação à temperatura, as begónias plantadas em vasos são plantas tropicais muito delicadas e, por essa razão, não apreciam grandes variações de temperatura ou correntes de ar. A temperatura ideal para as manter sempre felizes encontra-se entre os 20º e os 28ºC. Já as Begónias-cerosas de canteiros preferem um clima mais ameno e não toleram bem as chuvas.
  • São plantas que apreciam bastante luminosidade, por isso evite locais do apartamento mais escuros.
  • O solo ideal para o seu cultivo deve ser um solo bem drenado. Pode fazer uma mistura com 1/3 de areia, 1/3 de terra comum e 1/3 de húmus, ao qual acrescenta um pouco de adubo para fortalecer a planta. De tempos em tempos reforce a adubação com um pouco de fertilizante NPK rico em fósforo e mais um pouco de adubo orgânico.
  • A rega deve ser feita de forma a que a planta se mantenha sempre humedecida. Contudo tenha cuidado com os encharcamentos, que podem levar ao apodrecimento da raiz e consequentemente à morte prematura da planta. Apenas o solo deve ser regado. Evite molhar as suas folhas.
  • Ácaros e fungos podem atacar as begónias, visto elas só florescerem em ambientes húmidos. Se isso acontecer procure por conselho em lojas especializadas em produtos para controle de pragas, numa florista ou centro de jardinagem perto de si.


8 Comentários

  1. eni silva 6 de Janeiro de 2012
  2. sara 18 de Janeiro de 2012
  3. Gercione Martins Costa 15 de Maio de 2012
  4. Sandra Arantes 11 de Agosto de 2012
  5. Mabel Erica Rodrigues 27 de Novembro de 2012
  6. Irene Aparecida de Oliveira 2 de Abril de 2013
  7. Joyce 29 de Novembro de 2014
  8. Cristhiane De Moraes Lima 18 de Janeiro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :