Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: Bocarnea

Também conhecida como Pata de Elefante ou Beaucarnea recurvata (seu nome científico), a Bocarnea é uma planta perfeita para manter em apartamentos. Exige poucos cuidados e é muito resistente, adaptando-se bem a interiores, desde que lhe seja fornecida a luz que necessita para se desenvolver nas melhores condições.

Como sucede com qualquer tipo de planta, também a Bocarnea precisa de alguns cuidados essenciais para se manter bonita e saudável. Neste artigo fique a conhecer um pouco mais acerca da origem e características desta bonita planta, assim como alguns cuidados que precisa de ter para que dure muito.

Origem e características


A Bocarnea é originária do México e da Guatemala e pertence à família agavaceae. O seu tronco espesso torna-a numa planta muito resistente ao calor, acabando assim por necessitar de pouca rega para se manter saudável, uma vez que armazena água no seu interior. É uma planta semi-lenhosa, arbustiva, de tronco geralmente não ramificado. Quando cultivada no exterior atinge geralmente entre 3 a 5 metros de altura, mas existem relatos de exemplares mais antigos que atingiram até 10 metros de altura. Como planta de interior pode medir entre 1 ou 2 metros.

Bocarneas mais antigas, com mais de dez anos e maiores dimensões, podem produzir flores de tom branco e tamanho reduzido agrupadas em cachos.

 

Cuidados essenciais

A Bocarnea exige alguns cuidados essenciais, dos quais destacamos os seguintes:

  • Em termos de luz é uma planta que aprecia bastante luminosidade, embora não deva ser colocada em zonas do apartamento em que haja incidência direta de sol, pois este acabará por queimar as suas folhas. Coloque a Bocarnea numa zona com bastante luz, mas indireta.
  • Prefere temperaturas médias a altas e baixa humidade do ar. Não tolera bem o frio, principalmente temperatura inferiores a 10º C. Coloque-a de preferência numa zona bem quente da casa e longe de alterações drásticas de temperatura e correntes de ar, mas bem ventilada.
  • A Bocarnea necessita de diferentes quantidades de água conforme a sua idade. As plantas mais jovens apreciam regas mais frequentes, devendo ser sempre regadas quando o solo se apresentar seco. Quando já são maiores e o tronco se apresentar mais lenhoso necessitam de rega menos frequentes. Nos meses mais quentes do ano devem ser regadas uma vez por mês, uma vez que armazenam água no seu interior. No Inverno as regas devem ser ainda mais espaçadas, pois os maiores problemas com estas plantas acabam por ser as regas em excesso. Adicionalmente tenha o cuidado de pulverizar as suas folhas regularmente, de forma a evitar que as pontas sequem.
  • O crescimento é relativamente lento em vasos e raramente a troca de vaso é necessária. No entanto, se pretender mudar a planta para um vaso maior aconselhamos que o faça logo após a compra, pois posteriormente não é recomendável. A mudança deve ser feita preferencialmente no período da Primavera.
  • A Bocarnea é uma planta que não necessita de muito adubo para se desenvolver. Junte apenas adubo líquido à água da rega na Primavera e Verão. De forma a favorecer a vegetação prefira adubo rico em enxofre ou potássio e indicado para plantas de folha verde.


Deixe o seu comentário

Nome : Email :