Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: Espatifilo

O Espatifilo é uma planta perfeita para a decoração de casas, uma vez que é muito simples de cuidar e manter no interior da sua casa. É muito resistente, necessitando de muito pouca luz para se manter bonita e saudável. Outra das vantagens desta planta reside no facto de poder filtrar o ar, purificando-o.

O Espatifilo pode durar por muitos anos, dando bonitas flores durante todo o ano. Fique agora a saber como cuidar desta planta e quais as suas características.

Origem e características


O Espatifilo, de nome científico Spathiphyllum, pertence à família das Aráceas. É originário da América Tropical, existindo em diversas tamanhos, dependendo da sua variedade. O Spatyfillum Floribundum pode medir até 40cm, enquanto a variedade Wallisii pode chegar a ter um metro.

As folhas do Espatifilo são perenes, em forma de coração e de um verde muito bonito. As suas flores brancas fazem lembrar a vela de um barco devido à sua forma, sendo por isso também conhecido como “Bandeira Branca”.

Cuidados essenciais

Para se desenvolver bem e saudável, o Espatifilo prefere uma mistura de terra de jardim, substrato e areia, com cerca de 20 por cento de fertilizante orgânico, embora seja uma planta que também se dá bem com cultivo sem substrato.

Por ser uma planta que cresce rapidamente, convém mudá-la de vaso pelo menos uma vez por ano e, de preferência, na altura da Primavera, não sendo necessário podá-la.

Em relação à luz, é uma planta que se adapta bem a fraca luminosidade. No entanto, prefere um local luminoso (sem luz solar direta) principalmente na sua época de floração. Escolha um local da casa perto de uma janela, mas onde apanhe apenas luz solar indireta. Luz solar direta poderá queimar as suas folhas e o calor favorece o aparecimento de pragas, como é o caso de ácaros.

O Espatifilo aprecia temperaturas entre os 18ºC e os 25ºC. É muito sensível a mudanças bruscas de temperatura, não tolerando bem temperaturas abaixo dos 16ºC.

A rega na altura do Verão (época em que se encontra em pleno crescimento e floração), deverá ser feita 2 vezes por semana. No Inverno a rega deverá ser mais espaçada, devendo apenas ser efetuada 1 vez por semana. Pode pulverizar as suas folhas com água morna, de forma a ajudar a manter uma alta humidade, factor que aprecia. No entanto, tenha o cuidado de não ensopar as raízes, ou poderá vir a apodrecer.

 

 

Problemas frequentes

  • A planta não produz flores: Uma das principais causas para o Espatifilo não florescer é a falta de nutrientes ou de luz. Junte fertilizantes à água da rega ou coloque a planta num local mais luminoso da casa.
  • A planta está a perder a cor: Evite colocá-la exposta a luz solar direta. Coloque-a num local da casa onde fique mais protegida e receba apenas luz solar indireta.
  • A planta está a murchar: Se verificar que o seu Espatifilo está a ficar murcho, então está a precisar de mais água. Aumente a humidade, uma vez que é uma planta que precisa sempre de elevada humidade para se manter saudável, e mergulhe-a durante um pouco num recipiente com bastante água. A rega deverá ser feita 2 vezes por semana no Verão e 1 vez no Inverno.


Deixe o seu comentário

Nome : Email :