Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: poinsettia ou flor de Natal

A poinsettia (Euphorbia pulcherrima), também conhecida como flor de Natal, estrela de Natal ou bico-de-papagaio é uma planta originária do México e pertence à família das Euphorbiaceae. Caracteriza-se pelas suas folhas largas, que podem ter diversas cores: vermelho (a mais popular por altura do Natal), rosa, creme, roxa, salmão, amarelo ou até mesmo branco.

O que parecem ser as pétalas das flores, na verdade, são brácteas, ou seja, são folhas modificadas. Isso ocorre porque as verdadeiras flores da planta são pequeninas e quase insignificantes, não apresentando cores e formas atraentes para os polinizadores. Assim, as brácteas, coloridas e exóticas, que surgem ao redor das flores verdadeiras, cumprem a função de atrair os insetos e aves responsáveis pela polinização da planta.

É muito vendida na época do Natal, em pequenos vasos que são mantidos no interior da casa, no entanto, pode também ser plantada no exterior, local onde cresce como arbusto até 4 metros de altura se a planta não for podada. Pode ser facilmente encontrada em floristas e grandes superfícies comerciais.

Por ser uma planta tóxica, é preciso ter alguns cuidados em relação ao local da casa em que é colocada e com o seu manuseamento, uma vez que pode causar dermatites tanto a pessoas como animais. Estas irritações na pele não constituem, no entanto, riscos de intoxicações letais, uma vez que o seu grau de toxicidade é bastante fraco. Todas as suas partes são venenosas, pelo que não deve deixar que as crianças se aproximem e lhe mexam. As flores também não devem ser ingeridas, uma vez que podem causar dores abdominais, vómitos e diarreia.

 

 

Cuidados essenciais


Como acontece com qualquer planta, também a flor de Natal precisa de alguns cuidados para se manter bonita e saudável durante mais tempo.

  • É uma planta que aprecia bastante sol. Em ambientes internos, só se dá bem em locais com grande luminosidade natural.
    Deve ainda ser colocada num local da casa sem correntes de ar ou temperaturas muito frias.
  • A flor de Natal precisa de solos muito bem drenados para crescer na plenitude e manter a sua beleza. O ideal é um solo solto, com adição de areia lavada ou substrato para vasos.
  • Em relação às regas, deve verificar o solo diariamente, adicionando água sempre que verificar que este se encontra seco ao toque. No entanto, tenha o cuidado de não regar em exagero, de forma a que a terra fique encharcada, o que poderá resultar no apodrecimento da raiz e morte prematura da planta.
  • Não há necessidade de utilização de fertilizantes com muito fósforo uma vez que as “flores” desta planta na verdade são folhas brácteas, ao envés disto faça apenas a reposição de adubo orgânico sobre o solo de tempos em tempos.
  • A floração da flor de Natal ocorre normalmente no período do inverno, porém se conseguir reproduzir a diminuição de luminosidade, simulando dias de sol mais curtos, a planta vai acabar por “depreender” que está no inverno e pode desta maneira florir em épocas diferentes do ano.


8 Comentários

  1. Neusa Pedrassani 28 de Março de 2014
  2. Narayane Martini 31 de Agosto de 2014
  3. Claudia Candida 14 de Dezembro de 2014
  4. Fernanda Costa 5 de Janeiro de 2015
  5. Maria Da Graça De Oliveira 27 de Setembro de 2015
  6. Aurilena Carneiro da Cunha 28 de Setembro de 2016
  7. Aurilena Carneiro da Cunha 28 de Setembro de 2016
  8. Maria Raquel de Carvalho Rosa Mendonça 23 de Outubro de 2016

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.