Decoração de Casas Decoração de Quartos

Quarto de inspiração marroquina

O seu quarto é como um santuário, um lugar onde pode refugiar-se do resto do mundo e relaxar. Porque não transformá-lo então num refúgio exótico privato. Se pretende captar esta atmosfera exótica, romântica e vibrante das mil e uma noites para dentro do seu quarto, então a decoração de inspiração marroquina é o caminho a seguir.

Para conseguir um ambiente das arábias em sua casa não precisa de um orçamento muito alargado, apenas precisa de seguir algumas ideias criativas e de querer aventurar-se nesta aventura de decoração.

Aqui ficam algumas dicas e fotos para ajudar a conseguir um quarto marroquino.

A escolha da cor


Na decoração de inspiração marroquina a cor é um elemento fundamental. Comece sempre pela cor das paredes, de forma a conseguir coordenar os restantes elementos decorativos posteriormente. Esqueça as cores neutras e brancos e opte por paredes de cores mais vibrantes e quentes. Cores como vermelhos mais escuros, verdes e azuis são boas opções, assim como dourados, amarelos e pratas. Combine-as com um pouco de cores terra, como cremes ricos e castanhos café. Outro pormenor a ter em conta é a textura. Opte por uma tinta com algum relevo fino.

Se preferir pode deixar o tecto branco, criando uma decoração mais tradicional, ou pintar também o tecto de acordo com o tema, de forma a conseguir um efeito mais dramático. Pode optar por pintar o tecto da mesma cor das paredes ou então escolha uma tonalidade um pouco mais clara da mesma cor para iluminar o espaço.

 

 

Cortinas

Como acontece nas paredes, também os tecidos utilizados para as cortinas devem ser de cores mais ricas, quentes e vibrantes. No entanto, não opte por tecidos demasiado pesados. Em alternativa escolha tecidos mais leves que permitam que a luz passe por eles, iluminando toda a divisão.

Se as paredes tiverem cores quentes como vermelho, laranja e amarelo açafrão, escolha tecidos de um tom mais claro, mas igualmente rico e vibrante ou, em alternativa, seleccione  cortinas com uma cor mais fria e leve e que sirva de foco de destaque , como azul cobalto, ouro ou prata.

 

 

Roupa de cama

Também os lençóis, mantas, cobertores, colchas e toda a roupa de cama deve combinar com a decoração e as cores envolventes. Mais uma vez coordene as cores mais quentes com o tons terra. Não tenha receio de usar padrões ousados e de aspecto exótico. Complete o look marroquino com a adição de algumas almofadas coloridas de seda com motivos árabes. Se preferir pode usar uma rede estilo dossel para pendurar no tecto e completar todo o look.

 

Mobiliário

Dependendo do tamanho do quarto opte por móveis de madeira escura ou de acabamento metalizado em tons prata ou dourados. Para armários de maiores dimensões pode optar por pintá-los à mão nas cores mais tradicionais da decoração marroquina, desenhando também alguns motivos e padrões deste estilo. Em alternativa pode optar por escolher móveis de linhas mais simples, mas adicionar uma cabeceira de cores bem vibrantes e ousadas. Outra opção é utilizar tecidos ricos para fazer capas paras as mesas de cabeceira mais simples. Desta forma irá transformar toda a decoração de forma mais económica e rápida, mas mantendo mobiliário que poderá utilizar mais tarde numa renovação da decoração.

 



17 Comentários

  1. vanda maria gomes rodrigues 30 de Setembro de 2011
    • alzira 7 de Outubro de 2011
  2. soniarezende 2 de Outubro de 2011
  3. Pingback: Quarto com inspiração marroquina | Melhor Amiga 2 de Outubro de 2011
  4. patricia santos 3 de Outubro de 2011
  5. Milly Barreiros 6 de Janeiro de 2012
  6. Dina Maria Martins Doffini 18 de Janeiro de 2012
  7. Dina Maria Martins Doffini 18 de Janeiro de 2012
  8. Maristela Silva Oliveira 5 de Abril de 2012
  9. Maristela Silva Oliveira 5 de Abril de 2012
  10. Claudinea Amaral 5 de Maio de 2012
  11. Claudinea Amaral 5 de Maio de 2012
  12. Milly Barreiros 10 de Agosto de 2012
  13. Milly Barreiros 10 de Agosto de 2012
  14. Milly Barreiros 17 de Outubro de 2012
  15. Milly Barreiros 17 de Outubro de 2012
  16. Maria Falcao 17 de Outubro de 2012
  17. Maria Falcao 17 de Outubro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :