Decoração de Casas Decoração de Quartos Decoração de Salas

Decoração de apartamentos: recantos de leitura

Um recanto de leitura no seu apartamento é, sem dúvida, um local de grande calma e onde pode passar alguns momentos tranquilos. É também um lugar onde você pode relaxar e desfrutar de um bom livro, após um cansativo e stressante dia de trabalho.

Embora muitos de nós não tenhamos a possibilidade de ter uma divisão exclusivamente dedicada à função de biblioteca, um simples recanto de leitura no quarto ou na sala é uma opção bastante viável e igualmente agradável de passarmos algumas horas de volta dos nossos livros preferidos. Para além de tudo, é também uma maneira de conferir maior interesse à decoração de um ambiente e de forma muito pouco dispendiosa.

Decorar um recanto de leitura


Dependendo do tamanho do espaço que está a pensar dedicar ao seu recanto de leitura, escolha uma estante das dimensões adequadas e onde possa organizar os seus livros. Caso não disponha de espaço suficiente para um armário de maiores dimensões, aproveite bem o espaço disponível nas paredes para colocar algumas prateleiras. Se existirem crianças em casa que também queiram tirar partido do recanto de leitura, tenha o cuidado de colocar algumas destas prateleiras ao nível da criança, para que esta consiga retirar os livros que pretende ler. Em alternativa pode utilizar um pequeno módulo de arrumação que pode colocar no chão com alguns dos livros para um acesso mais fácil. A próxima imagem é um bom exemplo disso mesmo.

 

 

Um dos elementos mais importantes do recanto de leitura é o cadeirão. Este precisa de ser acima de tudo confortável, pois possivelmente irá estar sentado durante várias horas durante os seus períodos de leitura. O cadeirão deve ser de boa qualidade, o que pode significar um preço mais elevado. Se o seu orçamento for mais reduzido pode sempre procurar por boas opções com desconto ou até em segunda mão.

Tenha em consideração que o recanto de leitura vai estar inserido na sua sala ou quarto e por esta razão deve combinar com a restante decoração, móveis e elementos decorativos do espaço. Decore o cadeirão com uma quente e fofa manta que poderá usar nas noites mais frias de inverno e algumas almofadas de padrões originais.

 

 

Outro pormenor que deverá ter algum cuidado é com a iluminação. A menos que você tenha uma visão absolutamente perfeita, um pequeno candeeiro de mesa pode não ser suficiente para iluminar bem o seu recanto e permitir-lhe ler os seus livros sem esforço para a vista. Adquira um bom candeeiro adequado à leitura, com lâmpadas com a intensidade e clareza de luz adequadas também para esta tarefa. Os seus olhos vão agradecer-lhe.

 

 

Para tornar o recanto de leitura mais versátil, talvez seja uma boa ideia incluir na decoração uma pequena mesa de apoio. Coloque-a ao lado do cadeirão, pois não ocupa muito espaço, e será um bom suporte para colocar um livro ou até uma deliciosa chávena de chá quente ou café para acompanhar uma agradável leitura. Mesmo algo como uma banqueta de cozinha com um belo pedaço de tecido drapeado sobre ela pode funcionar bem ou,  se preferir em alternativa, um baú em vime que serve de arrumação e mesa de apoio.

 



4 Comentários

  1. Ivanete 29 de Setembro de 2011
  2. ROSIMERI ROMANHA 11 de Dezembro de 2011
  3. Constância Guiamba Guiamba 25 de Novembro de 2013
  4. Milly Barreiros 30 de Maio de 2015

Deixe o seu comentário