Decoração de Casas

Revestimentos: conselhos e sugestões

Escolher o revestimento mais adequado para a decoração da casa nem sempre é tarefa fácil. Pode ser encontrado nos mais variados materiais e formatos como o azulejo, grés ou mosaico, abrangendo desta forma uma escolha bastante ampla de possibilidades para a casa, o que muitas vezes pode ser confuso para quem não possui os conhecimentos adequados. Torna-se por isso fundamental aprender a diferenciá-los, uma vez que cada uma destas possibilidades possui características próprias que se adequam melhor a certo tipo de zonas e situações.

Este tipo de revestimentos cerâmicos estão também entre as escolhas mais populares para cobrir as paredes e o chão da casa, sendo que características como maior resistência, durabilidade e beleza são os fatores predominantes e fundamentais que contribuem para a escolha do tipo de revestimento mais adequado.

Em comum todos eles têm a facilidade de instalação, mas sabe quais as suas especificidades e diferenças? Neste artigo vamos dar-lhe uma ajuda para poder fazer a escolha certa para o revestimento da sua casa.

Revestimento para parede


Uma das opções mais utilizadas em decoração para revestir as paredes da casa é o grés cerâmico. As argilas utilizadas na sua composição não são tão brancas ou puras quanto as de porcelana o que possibilita uma enorme gama de cores. Após a queima tornam-se ainda impermeáveis, o que o torna na escolha ideal para divisões como banheiros ou cozinhas.

Vende-se em pequenas peças entre 2,5 e 5 cm, embora para facilitar a sua colocação se venda também interligados em placas de 30×30. Um dos grandes inconvenientes deste tipo de revestimento é o fato de serem bastante delicados, podendo partir-se e cair facilmente quando não é bem aplicado. Por esta razão, deve recorrer a profissionais especializados para a sua instalação, uma vez que possuem mais juntas por onde pode entrar água, o que significa que quando não são bem tapadas podem causar alguns problemas.

 

 

Outra opção bastante popular são os azulejos e mosaicos. Ambos são feitos de materiais naturais e estão disponíveis nos mais variados modelos, cores e formatos. No entanto, existem algumas diferenças entre os dois: o azulejo apresenta pouca espessura e quase sempre é quadrado, enquanto que o mosaico é maioritariamente retangular, mais grosso e de maiores dimensões. Estão também disponíveis em diversos tipos de acabamento, sendo o com brilho o mais popular e fácil de limpar. Estampados ou lisos é tudo uma questão do seu gosto pessoal e do efeito que pretende obter no ambiente.

 

 

Revestimento para chão

Para o chão a melhor opção é o grés. Este tipo de pavimento é composto por uma base cerâmica que se seca, coze e pode ser esmaltada. É muito utilizado em banheiros e cozinhas, uma vez que é bastante resistente à água e à humidade. Os tipos mais comuns de grés para pavimento são o porcelânico e o rústico. O porcelânico é mais resistente à água, manchas e ao uso, apresentando uma porosidade quase nula. O rústico exige uma menor manutenção que a tijoleira, mas mesmo assim mantém um aspeto muito tradicional, ideal para decoração mais clássica. São também peças mais grossas, o que pode tornar a sua instalação mais complicada.

 

 

Independentemente do tipo de revestimento que escolha para a decoração da casa tenha sempre em conta também a decoração do espaço envolvente e a sua função.



2 Comentários

  1. Felicia Valeria Rola Pereira 28 de Fevereiro de 2013
  2. Cleyde Correa 11 de Fevereiro de 2014

Deixe o seu comentário