Decoração de Casas Decoração de Salas

Sala – Dicas de decoração

A sala é das divisões onde passamos mais tempo quando estamos em casa e, por isso, a sua decoração é de extrema importância.

Como qualquer outra divisão, também a decoração da sala tem de obedecer a um planeamento prévio. Para decorar uma sala é preciso ter em conta aspectos tão importantes como o estilo, ambiente e cores pretendidas para a divisão. Alguns elementos tornam-se essenciais, tais como uma boa mesa, sofá, cadeiras e iluminação, mas esse fato não deve limitar a decoração mais arrojada das paredes ou do próprio piso.

Seguem-se algumas dicas de decoração para uma sala acolhedora, alegre e, acima de tudo, funcional.

Confira-as, já abaixo!

Aproveitar bem o espaço


É essencial que consiga aproveitar ao máximo o espaço que tem disponível na divisão. Este pormenor é especialmente importante no caso de sala de menores dimensões, onde as limitações impostas pelo espaço disponível são uma constante preocupação.

Preste sempre bastante atenção ao mobiliário que escolhe para a decoração da sala, pois este não deve ser muito “pesado” para o espaço. Mobiliário de cor clara ou peças com pernas parecem mais leves do que peças estofadas, de tons escuros ou demasiado retas. Mobiliário com componentes em vidro ou metal também não “pesam” visualmente e fazem a sala parecer mais ampla.

Caso goste de utilizar tapetes, opte por usar um que não seja demasiado grande ou pequeno. Lembre-se que deve sempre ficar visível um pequeno espaço de piso entre a parede e o tapete. No entanto, o tapete deverá ser suficientemente grande para ficar equilibrado com o mobiliário.

 

sala-branco-bege

Dividir a sala por função

Nem todos têm a sorte de possuir uma divisão para sala de estar e outra para sala de jantar, já para não falar quando é necessário criarmos um pequeno espaço dentro da divisão para uma área de escritório. Por isso, dividir a sala por funções é uma boa opção.

Para a divisão de espaços faça um uso inteligente de acessórios decorativos como um biombo, um tapete ou até pode colocar móveis a formar “barreiras”.  Uma área de estar, jantar e espaço de recepção de hóspedes poderão beneficiar da decoração com a sua delimitação.

 

escritorio

 

Escolha das cores

Não menos importante no processo de decoração é a escolha das cores. Mais do que seguir tendências, é importante que escolha cores que combinem com a temática, decoração e função do espaço.

Tenha primeiro em conta as dimensões e limitações do espaço. O ideal é que escolha um esquema de cores que lhe agrade, mas que seja adequado ao espaço que está a decorar. Lembre-se que a sala precisa de ser confortável tanto para si, como para os seus convidados.

 

sala-amarela



1 comentário

  1. Itamar Bispo dos Santos 20 de Outubro de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :