Decoração de Casas Decoração de Quartos

Sugestões de cores para as paredes de um quarto asiático

Existem diversas possibilidades ao seu dispor no que diz respeito à escolha das cores para as paredes de um quarto. Contudo, quando está em causa um tema, essa variedade de cores fica sujeita a algumas limitações de design. Por outro lado, devido à enorme diversidade de opções de cores disponíveis na decoração, o facto de se ter de inspirar num tema pode também surgir como uma vantagem para si, uma vez que lhe facilita a escolha na hora de optar pela cor mais indicada para o espaço.

No caso de um quarto asiático as limitações em termos de cores podem ser bastante rígidas, mas ainda assim permitem-lhe imprimir na divisão parte dos seus gostos pessoais e personalidade própria, personalizando desta forma o ambiente e dando-lhe mais vida.

 

 

As cores certas


As cores utilizadas neste tipo de decoração são fundamentais para conseguir o ambiente que pretende. Neste campo, este estilo asiático apresenta algumas peculiaridades face a outro tipo de estilos de decoração. Por exemplo, quase não se vê a utilização da mesma cor, mas em tons diferentes, como sucede com outros estilos. O que predomina são as combinações de diferentes cores, cores essas bastante específicas desta temática. Contudo, é preciso ter em atenção que o estilo asiático se diferencia quanto à região em que busca a sua inspiração. Ou seja, as cores utilizadas para uma decoração de inspiração japonesa vão ser relativamente distintas das cores utilizadas segundo inspiração chinesa.

A combinação de preto e branco, que nos remete para a Ásia central, ou até a combinação de vermelho com verde, muito ao estilo chinês são das mais populares.  Lembre-se também de usar dourados e prateados em pequenos apontamentos da divisão, mas apenas para destacar e acentuar traços arquitetónicos ou zonas e acessórios específicos.

No caso da decoração de um quarto com inspiração chinesa, as cores mais tradicionais incluem o verde, o vermelho, o amarelo, o azul, o dourado e o preto. Pode optar por pintar todas as paredes com uma destas cores ou apenas optar por acentuar uma das paredes do quarto.

 

 

 

No caso de uma decoração de inspiração japonesa, a combinação entre azul e branco é das mais harmoniosas e comuns, mas é a combinação de vermelho e branco que simboliza prosperidade e boa sorte nesta cultura. O que lhe sugerimos é que opte, por exemplo, por pintar 3 das paredes do quarto de branco e apenas acentuar uma com a cor mais forte de vermelho ou azul. Assim vai conseguir facilmente criar enorme vivacidade e a personalidade na decoração do quarto. Adicionalmente destaque traços arquitetónicos e acessórios decorativos fazendo também uso do vermelho ou azul, conforme a sua escolha prévia para as cores das paredes.

 

 

 

Introduza diferentes cores  através do uso das texturas com materiais como bambu, que poderá usar para o piso, móveis, molduras, persianas e sistemas de arrumação, ou tapetes de materiais naturais, como o sisal. Este tipo de texturas podem ser utilizadas para qualquer tipo de inspiração asiática, não estando por isso limitadas à região em que se inspirou para levar a cabo esta temática, como sucede com a escolha das cores.

Pode também optar por utilizar murais nas paredes para tornar a decoração única e mais interessante. Procure por inspiração online ou em livros especializados e contrate um artista para pintar o mural da sua escolha. Normalmente este tipo de murais podem conter paisagens de montanhas ou jardins, animais, tais como dragões, peixes e aves, motivos aquáticos como rios, lagos e oceanos. Outros temas populares em murais asiáticos são as árvores e as flores.

 



2 Comentários

  1. Neuza Pelozato 30 de Abril de 2012
  2. Andreia Marques 3 de Maio de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :