Decoração de Casas

Sugestões de decoração em tons de azul

O azul é uma cor que nos remete para o azul etéreo do céu e para imensidão do mar. É uma das cores mais populares na decoração de apartamentos e a mais aceite na maioria das culturas. Transmite espiritualidade, tranquilidade, conforto, relaxamento,  favorece o raciocínio e a intuição. A sua utilização permite criar uma sensação de amplitude em espaços reduzidos e criar ambientes simples, tranquilos e agradáveis.

A cor azul faz-nos sonhar e ajuda a relaxar depois de um longo dia de trabalho. É também uma cor muito versátil que combina bem com quase todos os estilos de decoração. Desde o suave azul céu ao inspirador azul do mar, é uma cor que nos permite um variado leque de opções e combinações com a restante decoração de um espaço.

De seguida vamos mostrar-lhe alguns exemplos de decoração com esta cor, para que se possa inspirar e obter ideias  para decorar o seu próprio apartamento.

Ideias com azul


Umas das formas mais simples de renovar o apartamento com azul é pintando as paredes de um bonito tom de azul da sua preferência.  Pintar as paredes de azul confere à decoração uma atmosfera mais convidativa e acolhedora. Para um efeito mais dramático pode também pintar o teto da divisão, tendo o cuidado de utilizar cores mais neutras nos restantes elementos decorativos para o espaço ficar harmonioso.

 

 

O azul é também uma excelente opção para decorar a cozinha de um apartamento. Pode utiliza-lo nas paredes, em pequenos apontamentos, mobiliário ou até nos acessórios decorativos ou de cozinha. Nas imagens seguintes podemos ver exemplos das várias aplicações de tons de azul na cozinha familiar.

 

 

 

Outra divisão da casa onde uma decoração em azul é uma boa aposta é o banheiro. Escolher o tom de azul mais apropriado permite criar um ambiente relaxante e de enorme tranquilidade. Na imagem seguinte, o azul céu, em combinação com os apontamentos de branco, traz maior frescura ao espaço. Foram também adicionados alguns toques de cor amarela para avivar e tornar a decoração mais alegre.

 

Na mesma divisão pode ainda conseguir uma atmosfera acolhedora e alegre através da combinação de diversos tons de azul e padrões. Na imagem seguinte optou-se por usar um tom de azul mais neutro nas paredes, com acessórios como cortinas, almofadas e mobiliário de tons de azul mais vibrantes. A harmonia foi conseguida com apontamentos de bege e cinza muito claro, que criaram o elo de ligação entre todos os elementos presentes no espaço. Destaque especial para o espelho de linhas mais arrojadas e a transparência da mesa de vidro no centro da divisão.

 

 

O azul pode também ser utilizado para enfatizar algum pormenor da divisão da casa. Uma casa moderna e colorida, onde a cor celebra cada divisão pode ser conseguida por um efeito de surpresa e de mudança de sensações de divisão para divisão. Opte por utilizar um azul vibrante para destacar qualquer elemento que pretenda que se torne no foco de destaque do espaço ou para criar um efeito de surpresa em quem nele entra. Na imagem seguinte, uma decoração mais tradicional ganhou um toque de modernidade com o inesperado tom de azul vibrante utilizado para destacar a estrutura clássica da cama de dossel.

 

Estas são apenas algumas ideias de decoração com azul. Futuramente iremos elaborar mais artigos com outras sugestões para se inspirar e decorar o apartamento com bonitos e alegres tons de azul.



7 Comentários

  1. Adelaide Pires 23 de Novembro de 2011
  2. maria zelá dariva 28 de Novembro de 2011
  3. Luciana Carvalho 23 de Janeiro de 2012
  4. Sueli Rodrigues 25 de Outubro de 2012
  5. Milly Barreiros 25 de Outubro de 2012
  6. Anaemma Fumo 12 de Junho de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :