Decoração de Casas Decoração de Salas

Sugestões de decoração para salas de estar pequenas

Decorar um apartamento pequeno oferece diversos desafios, mas tudo ainda se complica mais quando falamos de um espaço familiar e de convívio como a sala de estar. Tradicionalmente costuma ser um espaço com mobiliário mais imponente e de maiores dimensões, como aparelhos multimédia, grandes candeeiros, sofás, cadeirões e até mesas para receber convidados.

Mas quando a sala de estar é pequena, conseguir encontrar um equilíbrio entre o que é necessário e o que fica bem no espaço, nem sempre é fácil. Provavelmente não dispõe de espaço suficiente para colocar todos os móveis que gostava. O segredo passa, por isso, por um planeamento cuidado e muita dedicação à decoração.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas sugestões de decoração para salas de estar pequenas, sem que seja necessário usar móveis demasiado grandes ou deixar o espaço cheio e desorganizado.

Pense numa temática


Escolher uma temática para a decoração de um espaço é sempre uma boa maneira de começar. Pode focar-se numa cor, padrão ou estilo que goste e orientar toda a decoração nesse caminho. Visite diversas lojas de mobiliário e decoração para se inspirar e perceber que tipo de estilo prefere. Online também irá encontrar diversas ajudas para iniciar o processo de decoração.

Não tenha receio de escolher um estilo de decoração considerado pouco tradicional. O importante é que todos os elementos decorativos combinem entre si e que criem a ilusão de maior amplitude no espaço. Escolha um tema que reflita os seus gostos pessoais e personalidade. A sala de estar é um dos locais do apartamento em que irá passar mais tempo, por isso, se decorar num estilo que não ama, então acaba por evitar usar a divisão.

 

 

Escolha das cores e mobiliário

Rapidamente uma sala de estar pequena pode tornar-se num espaço quase claustrofóbico quando está demasiado cheia. Para começar, retire da divisão tudo o que não faz falta. Evite decorar a sala com móveis demasiado grandes que dificultem a passagem e que criem a ilusão de um ambiente ainda mais pequeno do que na realidade é. Quando possível, opte por móveis modulares e organização vertical em detrimento da horizontal, aproveitando de forma mais eficaz as paredes disponíveis.

Em relação às cores, escolha cores para as paredes mais frias e luminosas. Outra sugestão que lhe damos é que pinte o tecto da divisão de uma tonalidade mais clara que as paredes, de forma a parecer que esta é mais espaçosa. Mantenha-se fiel a uma paleta de cores na decoração da sua  pequena sala de estar e crie interesse no ambiente através da combinação de tintas mate e brilhantes da mesma cor. Pinte as paredes na pintura mate e use tinta brilhante da mesma cor para a janela e revestimentos das portas e molduras nas paredes.

 

 

Acessórios em conta

Jarras, livros, tecidos e aqueles objectos de aspecto invulgar que adquiriu ao longo das suas viagens ou feiras de artesanato, utilize-os para personalizar a divisão. Não limite as molduras apenas a fotografias. Use a sua imaginação e decore a sala de estar com acessórios originais. Poupe algum dinheiro utilizando acessórios que já possui em casa ou que encontra com bons descontos em feiras e saldos. Lembre-se que pode sempre reciclar algum item que não goste e dar-lhe assim uma nova vida.

Os livros são acessórios muito úteis porque dão aos seus convidados e a si próprio a oportunidade de interagir e aprender alguma coisa. Pequenos jogos familiares e de convívio, como quebra-cabeça japoneses também funcionam muito bem como acessórios interativos e atraentes para salas de estar.

Tenha é sempre o cuidado de não utilizar excessivamente acessórios por tudo o que é canto. Como a sala de estar é pequena demasiados acessórios podem tornar o espaço demasiado cheio e claustrofóbico.

 

Arrisque, ouse e crie uma decoração única para a sua sala de estar pequena!



5 Comentários

  1. jane 4 de Março de 2012
  2. Vânia Gonçalves 23 de Maio de 2012
  3. Cristina Antonio 31 de Agosto de 2012
  4. Isabel Ventura 5 de Maio de 2013
  5. Neide Joana 23 de Março de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :