Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Carpetes Tipos de Tapetes

Tapetes de seda

Se gosta de tapetes feitos com fibras naturais, então os tapetes de seda podem ser a escolha perfeita para a decoração da sua casa. São tapetes muito populares e elegantes e que combinam na perfeição com decoração mais tradicional, embora dependendo da cor possam também fazer parte de uma decoração mais moderna.

Como acontece com outro tipo de tapetes com outras fibras, também os tapetes de seda estão disponíveis em diversas cores, tamanhos e com diversos padrões por onde escolher. Com algum planeamento e uma pesquisa cuidada por lojas especializadas, certamente irá encontrar o tapete de seda que melhor se adapte à restante decoração do espaço e que crie sintonia entre todos os elementos decorativos envolventes.

Vantagens e desvantagens dos tapetes de seda


Embora a seda possa parecer demasiado frágil, na realidade é um dos materiais mais resistentes e duráveis. Quanto mais longo e mais fino for o fio melhor a qualidade da seda. A seda é um material muito forte, chegando a ser cinco vezes mais forte que o aço e duas vezes mais forte que Kevlar. Na realidade, existem até alguns coletes à prova de bala experimentais feitos de seda!

Antigamente a seda era um material demasiado caro e raro para ser utilizado em simples tapetes, que serviriam unicamente como elementos decorativos da casa. Os primeiros tapetes de seda de que há memória foram feitos para o rei persa Khosrow I e tinham como função principal lembrar o rei das cores da estação da Primavera durante os longos meses de frio no Inverno.

No entanto, a seda hoje em dia, embora se mantenha como um material caro, é mais acessível, sendo muito mais fácil de encontrar tapetes e carpetes confeccionados com este tipo de material natural, ou até em seda sintética.

 

 

Seguem-se algumas das principais vantagens de adquirir tapetes de seda:

  • Como já mencionado anteriormente, a seda é um material muito forte e durável, sendo os tapetes de seda muito populares na decoração de casas por esta mesma razão;
  • A seda é muito suave ao toque, para além de ter um aspecto bastante luxuoso que outro tipo de materiais não possuem;
  • Bonitos e elegantes tapetes de seda podem combinar facilmente com qualquer estilo de decoração, especialmente com decoração de aspecto mais tradicional. Podem também combinar bem com qualquer tipo de mobiliário, desde o de linhas mais simples, aos mais antigos e robustos;
  • Visto a seda ser uma fibra com um aspecto tão luxuoso, os tapetes feitos deste tipo de material podem não só servir para embelezar o chão da casa, como também para decorar as paredes como se de uma obra de arte se tratasse.

No entanto, os tapetes de seda também têm algumas desvantagens. Uma das principais desvantagens que estes tapetes possuem é o facto de apesar de duráveis, não são tão resistentes como outro tipo de fibras. Estes tapetes precisam de maior manutenção e a seda é um material que fica facilmente manchado, podendo a sua limpeza ser difícil de fazer. O aconselhável é que recorra a limpeza profissional para os manter limpos e nas melhores condições.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :