Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Tapetes e carpetes de fibras naturais

Os tapetes e carpetes de fibras naturais são uma escolha popular na decoração de casas. Este tipo de tapetes e carpetes são confecionados com fibras naturais, não tóxicas, resistentes e duráveis. São também amigos do ambiente, sendo a escolha perfeita para quem se preocupa com questões ambientais. Os tapetes e carpetes de fibras naturais estão disponíveis nos mais variados formatos e tamanhos, podendo inclusive ser tingidos em praticamente todas as cores.

Uma das principais razões para que este tipo de tapetes e carpetes sejam tão populares é o fato de combinarem facilmente com qualquer tipo de piso. Desde um chão de madeira, a um de cerâmica, a verdade é que os tapetes e carpetes de fibras naturais adaptam-se a qualquer divisão, conferindo beleza a qualquer ambiente.

Vantagens dos tapetes e carpetes de fibras naturais

  • Os tapetes e carpetes de fibras naturais são indicados para pessoas que tenham tendência a sofrer de alergias ou problemas respiratórios. Reduzem a exposição a agente alérgicos e são geralmente desprovidos de corantes químicos que podem ser cancerígenos.
  • As fibras naturais são totalmente renováveis​​. Tapetes e carpetes confecionados com fibras de bananeira ou fibra de coco, por exemplo, possuem a vantagem adicional de uma única planta continuar a produzir fibras ano após ano. Outros materiais como as algas marinhas e sisal também provocam um impacto mínimo a nível ecológico.
  • As fibras naturais não são tóxicas e são hipoalergênicas.
  • As fibras naturais conferente um ar mais rústicos e natural a qualquer divisão, tornando-a única e original.
  • Os tapetes e carpetes de fibras naturais combinam bem com qualquer estilo de decoração e gama de cores.

Desvantagens dos tapetes e carpetes de fibras naturais

  • Os tapetes e carpetes de fibras naturais são normalmente mais caros que os de fibras sintéticas.
  • Alguns tipos de fibras naturais podem não durar tanto como outro tipo de materiais concebidos para terem maior durabilidade.
  • Fibras naturais como a lã exigem cuidados especiais e de limpeza rigorosos.
  • Fibras naturais provenientes de plantas são mais difíceis de tingir. Se procura por um tapete ou carpete confecionado com este tipo de fibras vegetais, a gama de cores disponível será limitada.
  • Algumas fibras naturais, como é o caso de fibra de coco, são muito ásperas e pouco confortáveis.


Cuidados específicos

Cada tipo de fibra natural exige cuidados específicos. Alguns tapetes e carpetes de fibras naturais podem ser mais sensíveis a humidades, enquanto outros estragam-se com uma exposição regular direta ao sol. Tapetes de juta, por exemplo, nunca devem estar localizados numa zona de forte incidência de luz solar. São também muito sensíveis a água, podendo manchar se não forem secos rapidamente. Os tapetes de fibras de coco e de algas marinhas são muito resistentes tanto a nódoas como ao uso e passagem do tempo, sendo por isso a escolha ideal para locais de maior passagem ou exteriores.

Independentemente do tipo de fibras naturais dos tapetes e carpetes que escolha, é possível mante-lo nas melhores condições com alguns cuidados específicos e regulares. Antes de adquirir tapetes e carpetes de fibras naturais certifique-se que existem produtos para a sua limpeza e proteção. Comprometa-se a aspira-los regularmente, pelo menos uma vez por semana. Se uma área especifica do tapete estiver mais desgastada, pode roda-lo para garantir que o desgaste acontece por igual em toda a superfície do tapete.

Tapetes e carpetes de fibras naturais
Inserido nas categorias Decoração com Tapetes, Tipos de Carpetes, Tipos de Tapetes

Etiquetas: , , ,

Publicado por: em 31 Janeiro, 2012

2 Comentários a “Tapetes e carpetes de fibras naturais”

  1. Luiz Carlos Ferreira diz:
    Estou fazendo pesquisa sobre fabricação de tapetes com fibras de bananeira.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2017. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade
Nome : Email :